Jaime Ramírez assume presidência da Fundep

Ex-reitor substitui o professor Alfredo Gontijo, que deixou o cargo para cuidar de seu processo de aposentadoria na UFMG

Jaime Ramírez:
Jaime Ramírez: empreitada desafiadoraFoca Lisboa | UFMG

O professor Jaime Arturo Ramírez, reitor da UFMG na gestão 2014-2018, é o novo presidente da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). Ramírez substitui o professor Alfredo Gontijo de Oliveira, que deixa o cargo por decisão pessoal.

“É uma honra e um privilégio contribuir mais uma vez para a UFMG, agora à frente da Fundep”, afirma o novo presidente, que encara a empreitada como “desafio e aprendizado”. “Claro que a minha experiência na administração da UFMG tem seu peso, mas a Fundep tem outra estrutura, é uma fundação de direito privado”, diz o professor, que participou, nesta quarta-feira, dia 6, de uma reunião do Conselho Curador da Fundação, na qual discorreu sobre os seus compromissos e planos. “Serei fiel ao estatuto da Fundep e atuarei em consonância com a missão de servir à sociedade e à UFMG, zelando por seus projetos de pesquisa e extensão e pelo espírito de inovação", afirma Jaime, que também prometeu trabalhar em parceria com o Conselho Curador e em sintonia com corpo técnico da instituição.

Jaime Ramírez foi nomeado pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida. “É uma satisfação contar com uma pessoa como o professor Jaime, que tem grande experiência de gestão, inclusive como reitor da UFMG, na presidência da Fundep. Agradeço a ele pela generosidade e pelo compromisso institucional de aceitar nosso convite e enfrentar mais esse desafio em tempos tão adversos. A Fundep é uma instituição estratégica e fundamental para o desenvolvimento da UFMG”, afirma a reitora.

Sandra Goulart também agradeceu ao professor Alfredo Gontijo pelo “inestimável trabalho” desenvolvido nos últimos anos. “A Fundação tem oferecido suporte decisivo para a UFMG neste momento de crise em que vivemos, participando, por exemplo, da concepção e execução de iniciativas como a campanha de financiamento coletivo dos hospitais vinculados à UFMG que atuam no enfrentamento do coronavírus e a estruturação da cooperativa de laboratórios responsável pela testagem da covid-19”, destaca a reitora.

Alfredo Gontijo:
Alfredo Gontijo: ampla experiência de gestãoFoca Lisboa / UFMG

Na avaliação da dirigente, a liderança do professor Alfredo foi fundamental para o sucesso desses projetos e para a consolidação da Fundep como uma das mais destacadas fundações de apoio vinculadas a universidades federais. “Com ampla experiência de gestão em vários órgãos da UFMG e espírito transformador, o professor Alfredo imprimiu uma dinâmica inovadora na Fundep. Somos muito gratos a ele por sua dedicação”, ressalta Sandra Goulart.

O novo presidente também elogia a gestão do professor Alfredo Gontijo – como reitor, Jaime Ramírez o indicou para a presidência da Fundação em 2014. “Alfredo é uma grande referência na UFMG. Recebo a Fundep em uma condição muito melhor do que há seis anos. A expectativa é dar continuidade a esse trabalho.”

Trajetórias
Jaime Ramírez é professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG, onde se graduou em Engenharia Elétrica em 1986. Em 1994, concluiu seu doutorado no Imperial College London, que lhe concedeu o prêmio Outstanding research. Ele integrou os comitês assessores em Engenharia da Fapemig (1998-2000) e em Engenharia Elétrica e Biomédica do CNPq (2009-2012) e do Conselho Superior da Capes (2007-2008). Na UFMG, foi pró-reitor de pós-graduação de 2003 a 2008.

Perto de completar 75 anos, Alfredo Gontijo de Oliveira voltará ao Departamento de Física para preparar seu processo de aposentadoria e encerrar sua jornada de 47 anos como docente da UFMG. Gontijo é graduado (1973) e mestre (1975) em Física pela UFMG e doutor em Física pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, da Alemanha, grau obtido em 1980. Foi diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), presidente da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump), diretor da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) e presidente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT).