Arte e Cultura

Jornada celebra 90 anos do poeta Affonso Ávila

Exposição e concursos de poemas e fotografias abordam obra e atuação política do escritor

Affonso Ávila: criação crítica
Affonso Ávila: criação crítica Acervo da família

Em 1963, o poeta, pesquisador, ensaísta e jornalista Affonso Ávila (1928-2012) organizou, em conjunto com a UFMG, a Semana Nacional de Poesia de Vanguarda, que reuniu em Belo Horizonte, além de poetas mineiros, nomes como os irmãos Augusto e Haroldo de Campos, Décio Pignatari, Roberto Pontual e Paulo Leminski. 

A iniciativa é uma das mais emblemáticas da profícua parceria do poeta com a Universidade e será lembrada durante a Jornada Affonso Ávila – 90 anos, que o Acervo de Escritores Mineiros da UFMG, com apoio da Faculdade de Letras (Fale), vai realizar no dia 24 de outubro, no campus Pampulha. A celebração do aniversário de nascimento inclui ainda exposição sobre a vida e a obra de Ávila e concursos de fotografia e apresentação de poemas.

O objetivo é chamar a atenção para o legado de Affonso Ávila, reconhecendo seu lugar na cultura brasileira, diz o pesquisador Kaio Carmona, que tem o poeta como objeto de seus estudos de pós-doutorado na UFMG. “Ele é uma das vozes que merecem mais atenção por parte da crítica e dos estudos acadêmicos. Queremos também convidar leitores a conhecer melhor sua obra”, afirma o pesquisador, que organiza o evento ao lado da professora Myriam Ávila, filha do homenageado, e do professor Rômulo Monte Alto, ambos da Fale. 

Os 90 anos de Affonso Ávila são lembrados em matéria publicada na edição 2.036 do Boletim UFMG, que circula nesta semana.