Arte e Cultura

Jornada na UFMG celebra o poeta mineiro Affonso Ávila

Evento será na próxima quarta-feira, 24, no Auditório Professor Luiz Bicalho, da Fafich

Affonso Ávila: evento celebra 90 anos do autor
Affonso Ávila: evento celebra 90 anos do autor Acervo da família

Um dos mais importantes poetas brasileiros contemporâneos, Affonso Ávila foi um mineiro da gema: nasceu em 1928, em Belo Horizonte e, assim como ocorre com grande parte da tradição artística mineira, sua obra acabou ficando de escanteio no panorama da literatura nacional.

Pensando nesse quase esquecimento do escritor, morto em 2012, o Acervo de Escritores Mineiros da UFMG, em parceria com a Faculdade de Letras, decidiu organizar a Jornada Affonso Ávila neste ano de 2018, em que se comemoram os 90 anos de nascimento desse homem que, além de pesquisador e ensaísta, é uma referência incontestável da cultura mineira. 

O pós-doutorando Kaio Carmona, da Faculdade de Letras da UFMG, um dos organizadores da Jornada, falou sobre o evento em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-18-10-2018.mp3

A Jornada Affonso Ávila – 90 anos será na próxima quarta-feira, 24, das 9h às 16h30, no Auditório Professor Luiz Bicalho, da Fafich. O acesso é aberto a todos, e a participação é gratuita. A Fafich fica no campus Pampulha da UFMG (Avenida Antônio Carlos, 6.627).

O evento vai promover também concursos de fotografia e apresentação de poemas. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 19, pelo e-mail concursoaffonsoavila@gmail.com. Há ainda uma exposição que integra a programação da Jornada, que vai ficar em exibição até o dia 14 de novembro no Centro de Memória da Fale, que fica no segundo andar do prédio.

Os 90 anos de Affonso Ávila também foram lembrados em reportagem publicada na edição 2.036 do Boletim UFMG.

Produção de João Rezende, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória