Arte e Cultura

Especialista em história e oratória grega faz conferências nas Jornadas de Retórica

Os reis macedônios Alexandre, o Grande, e Filipe II serão tema de uma das palestras do pesquisador britânico Ian Worthington na UFMG

Ian Worthington na UFMG: retórica, veracidade e a Grécia Antiga
Ian Worthington na UFMG: retórica, veracidade e a Grécia Antiga Macquarie University/divulgação

Os Grupos de Pesquisa Retórica e Argumentação (FALE-FAFICH) e Filosofia Antiga (FAFICH) recebem, na próxima segunda-feira, dia 11, o historiador britânico Ian Worthington, professor de História Antiga da Universidade Macquarie, na Austrália. O convidado vem à UFMG para ministrar duas atividade vinculadas às Jornadas de Retórica e Argumentação.

 
A partir das 11h, na Faculdade de Letras, o professor conduzirá o tema Retórica versus veracidade na oratória grega”, no auditório 2003. Mais tarde, no auditório Professor Bicalho da Fafich, ele falará sobre os reis macedônios Alexandre, o Grande, e Filipe II, duas figuras históricas que foram abordadas em livros de Worthington.
 
O professor Ian Worthington é especialista em história e oratória da Grécia antiga, com ênfase no fim da idade clássica e início da helênica. Atualmente, ele trabalha na produção de um livro sobre a Atenas helenística e romana, contemplando desde o reinado de Alexandre, o Grande, até o império de Adriano.
 
As Jornadas
Realizadas desde 2014, as Jornadas de Retórica e Argumentação reúnem estudiosos de retórica e análise do discurso com o objetivo de divulgar os trabalhos desenvolvidos na UFMG e de outras instituições nacionais e internacionais em áreas como filosofia, direito, letras, história e comunicação. 

A série é organizada pelo Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação, formado por estudiosos da Fafich e da Fale.