Institucional

Jornal da SBPC repercute notas de apoio à UFMG

Manifesto da entidade será encaminhado na segunda-feira a autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário

Em sua edição desta sexta-feira, dia 8, o JC Notícias, informativo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), reproduziu uma série de notas de apoio e solidariedade à UFMG em decorrência da operação da Polícia Federal deflagrada na última quarta-feira, 6. Entre as entidades que registraram protestos estão as sociedades brasileiras de História da Ciência, de Fisiologia e de Estudos Clássicos.

O veículo informou que o manifesto divulgado ontem pela própria SBPC foi endossado por dezenas de entidades associadas, como a Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF), a Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (ESOCITE.BR), a Associação Brasileira de Linguística (Abralin), a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e a Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós).

A SBPC informou que, na próxima segunda-feira, vai encaminhar o manifesto de apoio ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, ao ministro substituto da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário, à presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia, e ao presidente do Senado, senador Eunício Oliveira. Além de apresentar o manifesto, a entidade solicitará que “as ações dos agentes da lei se pautem sempre pelos preceitos constitucionais e legais, especialmente quanto ao respeito aos direitos individuais e às instituições da República”.

Leia a íntegra da edição desta sexta-feira do JC Notícias.