Jornal UFMG entrevista candidatos à reitoria da Universidade

A ordem das entrevistas e os temas das perguntas foram definidos em sorteio

Reitoria da UFMG no campus Pampulha -
Reitoria da UFMG no campus PampulhaLucas Braga | UFMG

A Rádio UFMG Educativa entrevistou nesta semana as três chapas que concorrem à Consulta à Comunidade para a escolha do próximo reitorado da Universidade. As entrevistas foram feitas ao vivo no último bloco do Jornal UFMG, transmitidas pelo Facebook e estão disponíveis para visualização nesta página.

Em 30 de outubro, a entrevista foi com a chapa 1 UFMG em Foco, formada por Renato de Lima Santos e Carmela M. Polito Braga. No dia 31 de outubro, com a chapa 2 UFMG Pública e Diversa, formada por Sandra Regina Goulart Almeida e Alessandro F. Moreira. E, no dia 1º de novembro, a entrevista foi com a chapa 3 UFMG +, formada por Andrea Mara Macedo e Paula de Miranda Ribeiro.

A ordem das entrevistas foi definida em sorteio na sede da Comissão Eleitoral, realizado no dia 10 de outubro de 2017, com representantes das três chapas homologadas.

Cada candidato teve 1 minuto e 30 segundos para responder a cada pergunta. As cinco perguntas foram sorteadas pouco antes da veiculação de cada entrevista, na presença de representante da chapa, dentro de um universo de 20 temas que foram apresentados aos representantes das chapas no mesmo dia do sorteio da ordem das entrevistas.

Consulta

A consulta à comunidade acadêmica para subsidiar a elaboração de lista tríplice ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro. Se houver necessidade, o segundo turno será realizado nos dias 21 e 22 do mesmo mês. Por definição do Conselho Universitário, está mantido o sistema de ponderação que vigorou nos últimos pleitos, em que o voto dos professores tem peso de 70%, e o de funcionários e alunos, 30% (15% para cada segmento). A ponderação será calculada de acordo com o universo total de votantes e não com o número de votos efetivamente computados.

Locais de votação

As mais de 50 mil pessoas, entre professores, servidores técnico-administrativos e estudantes, que estão aptas a participar do processo que subsidiará a escolha do novo Reitorado, já podem consultar seus locais de votação no site que reúne informações sobre a sucessão na UFMG.

O colégio eleitoral da UFMG conta com 50.503 membros, sendo 3.065 docentes, 4.369 técnicos-administrativos e 43.069 discentes. Em Belo Horizonte, serão montados postos de votação em 22 unidades do campus Pampulha e na Faculdade de Medicina, Hospital das Clínicas, Escola de Enfermagem, Faculdade de Direito, Escola de Arquitetura e Museu de História Natural e Jardim Botânico. Fora da capital, haverá seções eleitorais no Campus Cultural de Tiradentes, no Instituto Casa da Glória, em Diamantina, e no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros.

Mais informações sobre o processo sucessório na UFMG e os locais de votação estão disponíveis na página oficial da consulta. Os veículos de comunicação da Universidade estão produzindo conteúdos especiais sobre as propostas das três chapas inscritas.