Meio Ambiente

Jornalista inglês ministra conferência sobre a crise mundial da água

Especialista em meio ambiente, Fred Pearce é autor de vasta e premiada obra sobre o assunto

Fred Pearce:
Fred Pearce: três décadas de investigação sobre os riosArquivo pessoal

O jornalista e escritor inglês Fred Pearce ministra nesta quarta, dia 13, a partir das 10h, no auditório B107 do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD3), a palestra Quando os rios secam: a crise mundial da água e como resolvê-la, com tradução simultânea. Na comunicação, o veterano jornalista, especializado em cobertura de ciências ambientais, vai reportar os dados que reuniu no seu premiado livro homônimo (When the rivers run dry: the global water crisis and how to solve it), publicado no ano passado.

Na reportagem, Pearce explora a crise de água ao redor do mundo, abordando tanto os aspectos ambientais relacionados a ela como os sociopolíticos, em particular as guerras que têm sido travadas em razão de sua escassez. 

Pearce tem-se dedicado a investigar a vida dos rios nos últimos 30 anos, período que coincide com a sua atuação como consultor ambiental da revista semanal britânica New Scientist e como jornalista freelancer de veículos como Yale e360, The Guardian e a própria New Scientist. Além de When the rivers run dry, Pearce também publicou The New Wild: Why invasive species will be nature's salvation, obra em que discute como a introdução de espécies exóticas pode colaborar para a regeneração de ecossistemas, em um tempo de mudanças climáticas e forte desmatamento.

Guerra por alimentos
Ainda se destacam, em sua obra, os livros The land grabbers: the new fight over who owns the earth, sobre a crescente compra de imensos terrenos (alguns da dimensão de pequenos países) por bilionários, um movimento de preparação para uma futura guerra por alimentos, e Earth then and now: amazing images of our changing world, que reúne 300 fotografias que mostram, em paralelos "antes/agora”, a impressionante transformação vivida pelo mundo em razão de fatores como a industrialização, a urbanização, os desastres naturais, o turismo e as guerras.

A palestra de Fred Pearce integra o Programa Visitas Internacionais do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG. Serão emitidos certificados para quem se inscrever e assinar a lista de presença no dia do evento. As inscrições podem ser feitas por meio deste link ou no site do IEAT. Mais informações sobre o evento estão disponíveis em sua página no Facebook.