Jornalista Jairo Marques fala sobre diversidade e inclusão nesta quinta

Evento abre a série de seminários Viver UFMG, dedicada aos calouros de graduação

Jairo Marques vai autografar o livro Malacabado, a história de um jornalista sobre rodas
Jairo Marques vai autografar o livro 'Malacabado, a história de um jornalista sobre rodas'Divulgação

Colunista do jornal Folha de S.Paulo, o jornalista Jairo Marques abre, nesta quinta-feira, 15, no campus Pampulha, a série de seminários Viver UFMG, que vai oferecer aos novos alunos de graduação elementos para a construção de novos percursos, em um ambiente de respeito e estímulo à diversidade.

Após a palestra Diversidade e inclusão: um olhar para o século 21, que será realizada a partir das 19h, no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), Marques vai autografar o livro Malacabado, a história de um jornalista sobre rodas. O evento é aberto ao público.

Jairo Marques pretende oferecer aos estudantes uma compreensão ampliada sobre a pessoa com deficiência e as diversidades. “A ideia é pontuar como, atualmente, esse grupo social pode e deve ter amplo acesso ao trabalho, à cidadania, à educação para exercer os mais diferentes papéis sociais”, explica o palestrante.

Marques comenta que, em nenhum tempo histórico, a tolerância e os valores do diverso estiveram tão em evidência, mas adverte: “Para que isso se concretize como ganho para a humanidade, é preciso sensibilidade para o atendimento de demandas específicas da diversidade física, sensorial e intelectual". Em sua opinião, também é necessário encontrar formas de atender a essas demandas “com eficácia e sem eufemismos, como ter atitudes inclusivas sem demagogias”.

Os seminários Viver UFMG são destinados, sobretudo, aos calouros de graduação e, em algumas datas, vão integrar o calendário de atividades acadêmicas complementares, que substituem as aulas dos cursos noturnos.

Acessibilidade, mercado de trabalho e desafios pessoais foram alguns temas abordados em entrevista recente que Jairo Marques concedeu ao estudante de jornalismo Paulo Madrid, na TV UFMG: