Notícias Externas

​Jornalista lança livro que aborda o TDAH na infância

OMS estima que mais de 4% da população mundial sofre com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Eduardo Ferrari: personagem inspirado no filho
Eduardo Ferrari: personagem inspirado no filho Divulgação

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que mais de 4% da população mundial sofre com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Apenas no Brasil, são cerca de dois milhões de pessoas adultas diagnosticadas com o transtorno.

Dada a inexistência de alterações físicas e a associação das mudanças comportamentais com preguiça, falta de educação e de limites impostos pelos pais, muitas crianças acabam não sendo diagnosticadas na infância, o que dificulta o processo de aprendizagem e a inserção em grupos sociais durante essa fase da vida.

Foi o que aconteceu com o jornalista e escritor Eduardo Ferrari. Diagnosticado tardiamente, ele também tem um filho com o transtorno, já que o TDAH é altamente hereditário. Neste ano, Eduardo lançou o livro Elétrico, cujo protagonista, Bernardo, foi inspirado no filho dele. O personagem é uma criança que possui TDAH e que, por isso, tem um modo único de enxergar o mundo.

Nesta quarta-feira, 4, ele falou sobre a obra e também sobre o transtorno em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Produção de Rodolfo Morais, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael