EBA cria galeria virtual para expor obras de seus formandos

Trabalhos dialogam com outras áreas da arte, como a fotografia, o cinema de animação e a performance

A adoção do distanciamento social em resposta à pandemia da covid-19, que inviabilizou a exposição física de trabalhos dos formandos do curso de Artes Visuais, provocou a criação de uma plataforma virtual para divulgar a produção de estudantes e professores da Escola de Belas Artes da UFMG.

Os trabalhos de estreia da Labirinto Galeria Virtual mostram grande variedade de técnicas e temáticas e carregam a tradição da interdisciplinaridade com as demais áreas, como a fotografia, o cinema de animação e a performance.

De acordo com a professora Isabela Prado, uma das coordenadoras do projeto, a galeria ajuda não apenas por seu caráter expositivo, mas também porque apresenta aos estudantes, principalmente as bolsistas envolvidas, técnicas de mercado do campo das artes. “O projeto oferece oportunidade de contato com o universo profissional associado aos modos de inserção, disposição e divulgação das artes visuais”, afirma.

A criação da galeria foi viabilizada pelo edital de incentivo a ações de estudo remoto da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e beneficia não somente os estudantes que têm suas obras expostas, mas também os que trabalham na montagem das mostras. Além de Isabela Prado e Rodrigo Borges, que dividem a coordenação da iniciativa, fazem parte do projeto os docentes Liliza Mendes e Roberto Bethônico. Três bolsistas do curso de Artes Visuais trabalharam na construção do site e na curadoria das obras.

Equipe: Vitória Fonseca (produção), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Renata Valentim (edição de conteúdo)