Pesquisa e Inovação

Laboratório busca voluntários para testar dispositivo que analisa a caminhada

Coleta de dados terá início nesta semana

Novo dispositivo automatiza os padrões tradicionais de avaliação da caminhada
Dispositivo automatiza os padrões tradicionais de avaliação da caminhada Wellingtânia Dias / UFMG

Equipe do Laboratório de Bioengenharia da UFMG, liderada pela pesquisadora e engenheira mecânica Wellingtânia Dias, busca voluntários para participarem da fase de validação de dispositivo eletrônico de avaliação da caminhada. Os interessados podem se inscrever pela internet ou pelo telefone (31) 99585-0169.

O dispositivo, denominado Gait well (caminhar bem), vem sendo desenvolvido desde 2016 pela equipe, sob a orientação dos professores Rudolf Huebner e Meinhard Sesselmann e da fisioterapeuta e professora Renata Kirkwood.  Segundo Wellingtânia Dias, trata-se de tecnologia nacional que automatiza os métodos tradicionais utilizados pela área de fisioterapia. "É um equipamento portátil, de baixo custo e fácil manuseio pelos profissionais da área, com capacidade de gerar imagens da pegada e medir os parâmetros espaço-temporais, como comprimento do passo e velocidade”, afirma.

Tratamento e prevenção
A contribuição dos voluntários, que devem ter mais de 18 anos e padrão normal de caminhada, é fundamental nesta etapa da pesquisa. “Eles vão colaborar com os testes de dois protótipos do dispositivo, cuja tecnologia visa aprimorar tratamentos e prevenir alterações da caminhada em indivíduos-alvo, que provocam perdas de funcionalidade e quedas de pessoas idosas, melhorando, consequentemente, sua qualidade de vida”, explica a pesquisadora.

A coleta de dados será realizada nesta semana, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, no campus Pampulha. Os horários e detalhes para participação serão enviados aos voluntários inscritos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail gaitwell.contato@gmail.com.

Teresa Sanches