Pesquisa e Inovação

Projeto da EEFFTO recorre a vídeos para explicar aspectos da fisiologia do exercício

Área investiga respostas do sistema biológico durante e após sessões de atividades físicas

A fisiologia do exercício é o campo em que se estudam as diferentes respostas do sistema biológico durante e após sessões de exercícios físicos. Um dos principais centros de pesquisa no Brasil nessa área é o Laboratório de Fisiologia do Exercício (Lafise), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), que há um ano lançou um projeto para divulgar estudos e explicar fenômenos relacionados à atividade física. Por meio de vídeos produzidos por integrantes do laboratório – doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica –, o conteúdo é publicado no canal do Lafise no YouTube e em seu perfil no Instagram.

O projeto é liderado pelo professor Dawit Gonçalves, um dos coordenadores do Laboratório. "Divulgar a fisiologia do exercício é fundamental para ajudar no processo de formação continuada não só de estudantes, mas também de profissionais de educação física e de áreas afins, como fisioterapia, nutrição, terapia ocupacional e medicina", afirma o professor. "Também pretendemos mostrar o quão complexo é o processo de elaboração e prescrição de treinamento físico. Por isso, esse trabalho deve ser feito com rigor científico."

Além do professor Gonçalves, a iniciativa conta com a colaboração de dois alunos da graduação em Educação Física, Sofia Lage e Guilherme Pizzol, que participam ativamente da produção e publicação dos conteúdos nas redes sociais. Assista ao vídeo produzido pela TV UFMG:

Equipe: Daniel Mendes (produção), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Ruleandson do Carmo (edição de conteúdo)