Pesquisa e Inovação

Laboratório da UFMG é referência em pesquisas de neurovisão

Fruto de uma parceria com o Hospital de Olhos, LAPAN desenvolve aparelhos para resolução de problemas oftalmológicos.

O Laboratório de Ciências Aplicadas a Neurovisão (LAPAN) é fruto de uma parceria entre a UFMG e o Hospital de Olhos. A iniciativa surgiu a partir da descoberta de uma célula capaz de explicar uma série de problemas de aprendizagem relacionados à visão, em crianças que não apresentavam problemas oftalmológicos, como problemas de aprendizagem e dificuldade de leitura, apesar da boa acuidade visual. Conheça mais no vídeo produzido pela TV UFMG. 

Ao tomar conhecimento dessa descoberta, a Universidade Federal de Minas Gerais e o Hospital de Olhos decidiram criar o LAPAN e, desde então, o laboratório se dedica aos estudos da Neurovisão e ao desenvolvimento de aparelhos para diagnóstico e tratamento dos Transtornos de Aprendizagem Relacionados a Neurovisão, uma área extremamente nova na medicina e que tem conciliado os campos da oftalmologia e neurociência para o melhor atendimento à população.  

Equipe: Artur Horta (produção e reportagem); Antônio Soares (imagens); Kennedy Sena (edição de imagens); Pablo Nogueira (edição de conteúdo).