Notícias Externas

Laboratório de Quadrinhos reúne artistas na vitrine da Livraria da Rua

Público acompanha gratuitamente encontro inédito de experimentações inspirado em jogo

Criar histórias gráficas, coletivamente, num processo aberto ao público, ao longo de três dias. Essa é a proposta do Laboratório de Quadrinhos Potenciais, que estreia nesta quarta-feira, 10 de janeiro, e é uma das atividades que precede o Festival Internacional de Quadrinhos. O projeto selecionou 12 quadrinistas, ilustradores e outros artistas que atuam em Belo Horizonte, para desenvolverem uma experimentação na área das narrativas gráficas.

Idealizado e coordenado pelo artista Jão, o encontro funciona como uma oficina para discutir e valorizar a linguagem dos quadrinhos. Para formação do laboratório, foi aberta uma seleção on-line, em que os artistas puderam enviar propostas para formação de um grupo de trabalho. Após curadoria, foram selecionados 12 artistas. Como fruto desse processo, será lançada a revista Parafuso nº 1, com o tema A cidade.

“A ideia é reunir artistas que já estão em atuação nas áreas de quadrinhos, ilustração e design. Apesar de ser uma oficina, não é uma oficina para iniciantes. A partir das propostas recebidas, fiz uma curadoria voltada a trabalhos autorais, não comerciais”, explicou Jão, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira.

Ouça a conversa com Luíza Glória

O processo de produção coletiva pode ser acompanhado gratuitamente, de hoje até sexta-feira , das 14h às 21h. Os participantes vão trabalhar em mesas posicionadas na vitrine da Livraria da Rua (Rua Antônio de Albuquerque, 913, Funcionários). O evento é uma das atividades que precede o Festival Internacional de Quadrinhos, que ocorre de 30 de maio a 3 de junho de 2018. Outras informações podem ser consultadas na página do artista Jão no Facebook.

Jão: quadrinista é o curador e organizador da atividade
Jão: quadrinista é o curador e organizador da atividade Dea Vieira