Extensão

Lançada nova edição da Revista Interfaces

Publicação da Proex reúne reflexões sobre a relação entre universidades e movimentos populares

Reprodução da capa da edição 2019/2
Reprodução da capa da edição 2019/2 Foto: Jeffrey Czum / People Gathered Watching A Panda Mascot

Experiências extensionistas desenvolvidas por instituições de ensino de todo o país estão relatadas em artigos inéditos veiculados na edição 2019/2 da Revista Interfaces, publicação editada pela Pró-reitoria de Extensão da UFMG.

O número reúne, entre outros, artigos que tratam da contribuição da extensão para as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), em Blumenau (SC), do projeto Escola, Dança e Educação (Educadança), que, por meio da dança, promove transformações na comunidade de Igarapé-Açú, no Pará, e dos impactos de cursinho pré-Enem gratuito oferecido a alunos de baixa renda. Também são relatadas experiências de estudantes com atividades educativas para pacientes com anemia falciforme e de horta comunitária como alternativa terapêutica para usuários de instituto de reabilitação psicossocial.

Uma novidade da edição é a entrevista com o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile. Em conversa com a pró-reitora de extensão, Claudia Mayorga, e com a editora-chefe da publicação, Natacha Rena, em setembro passado, Stédile falou, entre outros assuntos, sobre o atual sentido da luta do MST– do qual é também um dos fundadores –, da crise econômica e política, da desigualdade social, das lutas populares, do uso de agrotóxicos e do papel da universidade em sua interação dialógica com a sociedade e como colaboradora de transformações sociais

A entrevista está disponível também em vídeo no YouTube:

 

Editorial
Assinado pela professora Natacha Rena, da Escola de Arquitetura da UFMG, o editorial Urgente: é preciso fortalecer a extensão universitária resgata o sentido de um dos capítulos da Política Nacional de Extensão Universitária (Pneu), lançada em 2012 pelo Fórum de Pró-reitores de Extensão (Forproex). O editorial chama a atenção para a importância da relação entre universidade e movimentos populares, que é o “o âmago ético da Política Nacional de Extensão Universitária".

Com Assessoria de Comunicação da Proex