Formas de Ingresso

Lançado site da Mostra Sua UFMG

Página foi desenvolvida em sintonia com a proposta do evento, que é a de estimular o visitante se apropriar da Universidade

Tela do site da Mostra Sua UFMG, projetado para ampliar os laços entre a Universidade a comunidade escolar do ensino médio
Tela do site da Mostra Sua UFMG, projetado para estreitar laços com a comunidade escolar do ensino médio Reprodução

Está no ar o site da Mostra Sua UFMG, evento que será realizado no campus Pampulha neste sábado, 25, das 9 às 17h. Pelo site, desenvolvido pela equipe do Centro de Comunicação da Universidade, é possível acessar toda a programação do evento, ter informações sobre as atrações culturais, palestras e aulas abertas, dicas sobre como chegar ao campus Pampulha e localização das atividades.

Versão reformulada da Mostra das Profissões presencial, o evento vai apresentar os 91 cursos de graduação, perspectivas do mercado de trabalho, e as inúmeras oportunidades que a Universidade oferece, como os projetos de pesquisa, de extensão, de mobilidade, as atividades esportivas, culturais e as políticas de inclusão e assistência estudantis.

“Mas há uma grande diferença: o evento foi pensando para que os estudantes não tenham dúvidas de que há uma Universidade para chamar de sua, e esta universidade é a UFMG”, destaca a pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira. “Em razão dessa mudança, a estrutura do site da Mostra também foi repensada. Nossa proposta foi permitir que a página refletisse exatamente essa perspectiva, ou seja, que a UFMG deve ser percebida como uma instituição da sociedade brasileira”, completa a jornalista Tacyana Arce, coordenadora executiva do Centro de Comunicação.

Inclusão e acessibilidade
O site tem caráter responsivo, ou seja, pode ser acessado por aparelhos de telefone celular e também oferece as condições de acessibilidade. Na internet, acessibilidade refere-se às recomendações do World Content Accessibility Guide (WCAG) do W3C e, no caso do governo federal, ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), que está alinhado às recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para páginas da administração pública federal.

O site Mostra Sua UFMG foi desenvolvido para atender recomendações de compatibilidade com diversos softwares de leitura de tela e outras orientações do e-MAG. Na barra superior, o usuário encontra a opção para alterar o contraste; no rodapé, fica o mapa do site. Os recursos estão disponíveis em todas suas páginas.

Revista Diversa
O site da Mostra Sua UFMG também traz também uma edição especial da Revista Diversa, cujo nome – do latim diversus – expressa, em único termo, o que representa a UFMG. A revista traz material em textos, fotos e vídeos sobre todos os 91 cursos de graduação da Universidade, além das possibilidades, experiências e serviços disponíveis na UFMG. Há também conteúdos sobre assistência estudantil, programação cultural da Universidade, mercado de trabalho, entre outros. “A nossa intenção foi produzir uma revista on-line que assegurasse um rol de informações sobre a Universidade, as oportunidades e cada um dos cursos”, finaliza Tacyana Arce.

Marcílio Lana