Notícias Externas

Lançamento de Antoine Compagnon traz perspectiva inédita sobre vida e obra do escritor

No livro Uma questão de disciplina: entrevistas com Jean-Baptiste, o crítico literário belga fala sobre a vida, a profissão, as inspirações e outros temas da atualidade

Professor Antoine Compagnon é um dos principais nomes da crítica literária na atualidade
Professor Antoine Compagnon é um dos principais nomes da crítica literária na atualidade Claude Truong-Ngoc / Wikimedia Commons - CC BY-SA 3.0 https://bit.ly/2YnmnUa

Considerado um dos maiores críticos literários contemporâneos, o professor e escritor belga Antoine Compagnon é autor de trabalhos importantes para se pensar a arte e a literatura no século 21. “O Demônio da Teoria”, “Os cinco paradoxos da modernidade”, “Os antimodernos”, “Literatura pra quê?” são algumas das obras de destaque de Compagnon no meio acadêmico. 

Uma outra perspectiva sobre a vida e a obra do professor é trazida pelo seu livro “Uma questão de disciplina: entrevistas com Jean-Baptiste Amadie.” A publicação surgiu a partir de uma longa conversa de Compagnon com seu aluno e orientando, em que o autor fala sobre a vida, a profissão de professor, as leituras preferidas, as inspirações e outros temas importantes da atualidade. O livro, lançamento da Editora UFMG, é traduzido pela professora de Literatura Francesa na Universidade Estadual de Londrina, Laura Taddei Brandini, que falou, em entrevista ao programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, sobre a publicação e os trabalhos de Compagnon.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas
Lançamento da Editora UFMG traz novas perspectivas sobre a vida de Compagnon
Lançamento da Editora UFMG traz novas perspectivas sobre a vida de Compagnon Editora UFMG / Reprodução

O lançamento “Uma questão de disciplina: entrevistas com Jean-Baptiste”, e outras obras de Antoine Compagnon podem ser encontradas pelo site da Editora UFMG.

Produção de Gabriela Sorice