Notícias Externas

Leonardo Avritzer e Gustavo Menezes participam de painéis na 72ª Reunião Anual da SBPC

Quatro trabalhos da UFMG estão inscritos na sessão de pôsteres; um deles concorre a prêmio

Gustavo Menezes em seu laboratório no ICB
Gustavo Menezes em seu laboratório no ICB: imunologia e metabolismoFoca Lisboa | UFMG

A programação estendida da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) desta semana prevê a participação dos professores Leonardo Avritzer, do Departamento de Ciência Política da Fafich, e Gustavo Menezes, do Departamento de Morfologia do ICB, em mesas de discussão científica. O evento é realizado virtualmente em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Avritzer: finalista do Prêmio Jabuti
Avritzer: finalista do Prêmio Jabuti Gabriel Juan | INCT

Avritzer é um dos convidados do painel Meios de comunicação e democracia no Brasil, que será realizado nesta quarta-feira, dia 4, às 12h, com transmissão pela plataforma YouTube. Ele vai debater o tema com os jornalistas Luís Nassif (Jornal GGN), Renata Mielli (Barão de Itararé) e Talles Lopes (Mídia Ninja). A mediação será feita pelo professor Elias Machado Gonçalves, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenador do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação, que integra a rede de institutos nacionais de ciência e tecnologia, Avritzer é finalista da edição 2020 do Prêmio Jabuti com o livro O pêndulo da democracia.

Ainda nesta quarta-feira, a partir das 15h, o professor Gustavo de Menezes será um dos conferencistas da mesa Imunologia e metabolismo e sua interação na fisiologia sistêmica, organizada pela Sociedade Brasileira de Imunologia, também com transmissão pelo YouTube. Os outros palestrantes são Kelly Grace Magalhães (UnB) e Marcelo Alves da Silva Mori (Unicamp). Também da Unicamp, o professor Pedro Manoel Mendes de Moraes Vieira fará a mediação da conversa.

Gustavo de Menezes é diretor do Nikon Center of Excellence – Brazil e coordena o Centro de Excelência BD Biosciences em Pesquisas Interdisciplinares. É também o investigador principal do Center for Gastrointestinal Biology do ICB.

Pôsteres
Quatro trabalhos de estudantes, sob a orientação de professores da UFMG, estão inscritos na sessão de pôsteres da 72ª Reunião. Avaliação de um sistema de delivery para anfotericina B com vistas à redução de sua toxidade, sem perda de atividade funcional, contra a leishmanionse visceral é um dos cinco trabalhos que concorrem ao prêmio de melhor pôster. Assista ao vídeo em que a estudante Raquel Soares Bandeira, do curso de Enfermagem, apresenta os fundamentos da pesquisa:

Os outros são Desvendando o viroma global de abelhas utilizando uma abordagem baseada em pequenos RNAs, Síntese e avaliação da atividade microbacteriana de análogos híbridos da AFN-1252 como potenciais inibidores de Enoil-ACP-Redutase (Fabi) e Mineração como forma de vida e morte: entre a dependência e o desastre em Mariana (MG).

A Reunião
Com o tema Ciência, educação e desenvolvimento sustentável para o século 21, a versão estendida da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está sendo realizada desde setembro e vai até dezembro. Pela primeira vez, toda a programação está disponível on-line. Além das atividades desta semana (até 6 de novembro), haverá outra rodada de eventos no período de 1º a 4 de dezembro.

O evento seria em julho, no campus central da UFRN, em Natal, mas foi suspenso em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Para registrar a data, a SBPC e a Universidade realizaram uma minirreunião virtual, ainda naquele mês, alcançando 380 mil usuários nas transmissões pela internet. A audiência estimulou o Conselho da SBPC e a UFRN a estender a programação ao longo do segundo semestre e manter a 72ª Reunião Anual no formato virtual.

Seguindo a mesma proposta do evento presencial, a programação científica é composta de painéis, mesas-redondas e conferências, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube. Além disso, conta com sessão de pôsteres, e, num sábado por mês, são realizadas as atividades SBPC Jovem e Família na Ciência, com atrações para todas as idades. Mais informações estão disponíveis no site da Reunião.

Com informações da SBPC e da UFRN