Ensino

Letramento de crianças cegas entra na pauta do Ceale Debate

Palestra será ministrada no dia 19 de junho

Ceale Debate possibilita a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas
Ceale Debate possibilita a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas Site do Ceale

O Ceale Debate de junho é dedicado aos processos de alfabetização e letramento de crianças cegas em contextos escolares. O tema será abordado pela professora Kátia Regina da Silva, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), no próximo dia 19 (terça-feira), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação, no campus Pampulha.

A pesquisadora discutirá, com base nos resultados de sua pesquisa realizada em contextos escolares – salas de aulas regulares e de recursos multifuncionais –, os processos de alfabetização e letramento da criança cega. Partindo da perspectiva de que a pessoa cega tem possibilidades de aprender e se desenvolver como as crianças videntes, desde que submetidas a oportunidades de aprendizagem adequadas à sua condição sensorial, a pesquisa buscou conhecer e compreender os significados construídos sobre os eventos e práticas de letramento vivenciados por crianças com cegueira congênita em contexto sociocultural visuocêntrico.

"Ao participarem [as crianças cegas] de situações de uso da escrita, elas partilham saberes da cultura letrada, mesmo quando enfrentam adversidades resultantes de um contexto sociocultural que exclui ou impede a inserção plena das pessoas cegas", afirma Kátia Regina. Ela explica que as crianças são capazes de se apropriarem de práticas letradas em seus ambientes familiares e escolares. "A escola precisa criar oportunidades para que a criança cega aprenda e desenvolva as suas potencialidades, pondo-se em condições de enfrentar as barreiras criadas pela cultura visual predominante em nossa sociedade", acrescenta.

Kátia Regina é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e é doutora em Educação pela UFMG.

Inscrições
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo formulário. O número de vagas é limitado. Ao realizar a inscrição prévia, a vaga está garantida até 15 minutos antes do horário marcado para o início do evento. Em seguida, a entrada estará sujeita à lotação do auditório. O evento também será transmitido ao vivo no canal de Youtube da FaE. Mais informações estão disponíveis pelo email cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.