Arte e Cultura

'Canibalização dos clássicos' reúne especialistas na UFV

Simpósio é organizado pelos programas de Pós-graduação da UFMG em Filosofia e Letras

Oitava edição do evento será sediada na Universidade Federal de Viçosa
Campus da Universidade Federal de Viçosa, que sediará a oitava edição do simpósioPortal UFV

O simpósio  Lendo, Vendo e Ouvindo o Passado, organizado pelos programas de pós-graduação da UFMG em Filosofia e em Letras, realizará sua oitava edição de 19 a 22 de novembro, tendo como tema Recepção, tradição e canibalização de clássicos. Esta edição será sediada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), em conjunto com a 2ª Jornada de Cultura Clássica da UFV.  

Destinado a estudantes e pesquisadores das áreas de filosofia, história e literatura antiga que trabalham com estudos da antiguidade e sua recepção, o evento visa compreender a interseção de áreas diversas a partir dos conceitos de "recepção" versus "tradição", e associá-los à ideia de canibalização dos clássicos. Associada ao Movimento Antropofágico, a ideia de canibalização, que diz respeito à perspectiva brasileira de articular diferentes tradições de nossa formação cultural e acadêmica, é uma herança da cultura greco-romana.

A programação conta com conferências, mesas-redondas, minicurso, mostra de filmes e atividades artísticas. O minicurso sobre cinema, história e mitologia será ministrado pelo professor Martin Winkler, da George Mason University (EUA), e abordará os filmes Troia, Spartacus, A queda do Império Romano e Gladiador, que serão exibidos. As conferências contarão com convidadas internacionais da University College of the North (Canadá) e University of Ioannina (Grécia) e professores da UFMG, da Uemg e da Uerj.

A programação e outras informações estão disponíveis no site do evento. O simpósio é gratuito e aberto ao público, mediante lotação do auditório. Para receber certificado, é necessário se inscrever pela internet. Os valores variam de R$ 25 a R$ 50.