Arte e Cultura

Com debate sobre feminicídio, Patrícia Melo lança 'Mulheres empilhadas' na UFMG

Em novo livro, autora mistura ficção, poesia e dados reais sobre a violência no Brasil

Legenda
'Mulheres empilhadas' é o décimo segundo livro de Patrícia MeloDivulgação


Nesta quinta-feira, 7, às 14h30, a escritora Patrícia Melo lança, no auditório 1007 da Faculdade de Letras (Fale), o romance Mulheres empilhadas (Editora Leya), fruto de farta pesquisa, que trata da “matança sistemática de mulheres no Brasil, que atinge democraticamente todas as classes sociais”, como explica em sua sinopse.

O evento é uma promoção da editora Leya, da Faculdade de Letras, do projeto Sempre um Papo e do Projeto República, núcleo de pesquisa, documentação e memória vinculado ao Departamento de História da Fafich. Um debate reunirá a autora, Roberto Said, professor da Fale, e Heloísa Starling, do Departamento de História da Fafich. O trio vai discutir o livro e a realidade feminicida brasileira.

Literatura contra a impotência
Em Mulheres empilhadas, uma jovem advogada viaja para o Acre e, ao acompanhar um mutirão de julgamentos de casos de mulheres assassinadas, descobre um país em que a impunidade se impõe quase como lei. “As protagonistas dessa história são as mulheres. Todas elas: as já feitas e as meninas, as gordas e as magras, as negras e as pardas, as indígenas e as descendentes de imigrantes, as analfabetas e as com grau universitário”, explica o texto de divulgação da obra.

O livro se estrutura em três frentes, que se alternam no decorrer da trama. Nos capítulos nomeados com letras do alfabeto romano, desenrola-se a trama central. Nos capítulos nomeados com números, a autora apresenta relatos reais de crimes de feminicídio ocorridos no Brasil durante o período de escrita do romance. Por fim, nos capítulos nomeados com letras do alfabeto grego, a autora lança mão de um registro de viés poético para abordar a realidade dos povos indígenas da região onde a história se passa.

Patrícia Melo – que vive na Suíça – é autora de 11 livros, vários deles publicados também no exterior. Por O matador (1995), recebeu os prêmios Deutscher Krimi-Preis, na Alemanha, e Deux Océans, na França; por Inferno (2000), foi agraciada com o Jabuti de melhor romance; e, por Ladrão de cadáveres (2010), recebeu o prêmio LIBeraturpreis, na Alemanha, e novamente o Deutscher Krimi-Preis.

Em entrevista ao jornal O Globo, a autora lembra que o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking dos países feminicidas. “É uma realidade de guerra. E nem estamos falando dos estupros, dos espancamentos e das violências psicológicas que também acontecem", disse. "Acho que usei minha revolta como uma espécie de arma neste livro, que tem muito dessa indignação e assombramento. Foi uma escrita tão intensa, senti uma grande sensação de impotência", revelou.

Livro: Mulheres empilhadas
Autora: Patrícia Melo
Editora Leya
240 páginas / R$ 39,90 (impresso) e 26,99 (e-book)