Notícias Externas

Levante Popular da Juventude apresenta o Seminário Juventude e Resistência

Evento, feito em parceria com a Agenda Jovem Fiocruz, discute a vida e os direitos da juventude sob o contexto de um ano de pandemia

Encontros serão realizados nas terças e quintas entre os dias 8 e 22 de abril, sempre às 18:30h
Encontros são realizados nas terças e quintas, entre os dias 8 e 22 de abril, sempre às 18h30Foto: Divulgação

O último mês de março marcou um ano de pandemia no Brasil, em um contexto com recordes diários de mortes e colapso nos sistemas de saúde. Embora os jovens não estejam entre os mais atingidos pela doença durante a maior parte desse período, eles sofreram grandes impactos na saúde mental. Estudantes de todo o país tiveram que se adaptar à uma nova dinâmica de ensino, jovens no mercado de trabalho sofreram os impactos da crise econômica, o desemprego, a queda na renda, o aumento da desigualdade, etc. Questões ainda mais agravadas entre jovens negros e de periferia. 

Ao longo desse período, movimentos da juventude organizada trabalham no enfrentamento da pandemia e seus efeitos, dentre eles o Levante Popular da Juventude, que, em parceria com a Agenda Jovem Fiocruz, realiza o Seminário Juventude e Resistência: 1 ano enfrentando a pandemia no Brasil. A proposta é debater alguns dos principais temas envolvendo a vida e os direitos da juventude, como desigualdade social, saúde mental e solidariedade. Além das rodas de conversa, o evento também traz ilustradores e apresentações culturais. Tudo ao vivo e online. 

Os encontros já começaram e seguem até o dia 22 do mês, sempre às terças e quintas, às 18h30 no canal do Youtube do Levante Popular da Juventude.
Nesta semana, serão realizadas as rodas de conversa "Impacto das desigualdades na vida da juventude", na terça-feira, e "É possível ter saúde mental em meio a pandemia?" na quinta-feira.

O Seminário Juventude e Resistência foi tema do programa Expresso 104,5 que recebeu em entrevista o estudante do 8º período de Medicina na UFMG, Guilherme Vaz, integrante do Levante Popular da Juventude e um dos organizadores do seminário. 

Ouça a conversa com FIlipe Sartoreto

Produção: Filipe Sartoreto
Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória