Extensão

Trabalhos sobre liberdade de expressão podem ser apresentados em evento

Inscrições para ouvintes e participantes poderão ser feitas até 21 de agosto

Evento abre espaço para pensar a liberdade de expressão
Marcos Santos/USP Imagens

Propostas de trabalhos sobre liberdade de expressão podem ser submetidas até 24 de julho, para apresentação em forma de comunicação oral no seminário Liberdade de Expressão, que será realizado nos dias 30 e 31 de agosto, na Faculdade de Direito.

As inscrições para ouvintes e apresentadores de trabalhos podem ser feitas até 21 de agosto na plataforma Sympla. O ingresso dá direito à participação em todos os painéis, e à entrada em uma das duas sessões de filmes comentados, de acordo com a opção escolhida. É obrigatória a inscrição para aqueles que irão apresentar comunicações orais. Ouvintes e participantes receberão certificado.

"Embora o tema central seja liberdade de expressão, não há um enfoque direcionado, e podem ser discutidos quaisquer assuntos relacionados", explica Mariana Oliveira de Sá, que integra a comissão organizadora. Segundo ela, nos painéis serão abordados temas como liberdade de expressão nas redes sociais, liberdade de imprensa, obscenidade, classificação indicativa, entre outros, com o objetivo de promover um espaço para pensar a liberdade de expressão “sob uma perspectiva crítica e interdisciplinar”.

O evento é organizado pelo grupo de pesquisa do CNPq Núcleo de Justiça e Democracia, da Faculdade de Direito da UFMG, e da Associação Brasileira de Filosofia de Direito e Sociologia do Direito (Abrafi). O seminário será realizado na Sala da Congregação da Faculdade de Direito, situada na Avenida João Pinheiro, 100, Centro, Belo Horizonte. 

Isenção do pagamento da taxa pode ser solicitada, com justificativa, pelo e-mail seminarioliberdadedeexpressao@gmail.com. A solicitação será analisada por comissão específica. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail  seminarioliberdadedeexpressao@gmail.com ou pelo Sympla.

Comunicações orais
Propostas de comunicação oral sobre liberdade de expressão podem ser enviadas até 24 de julho para o e-mail seminarioliberdadedeexpressao@gmail.com. Os autores de trabalhos selecionados serão informados até o dia 27 de julho. A apresentação dos trabalhos está condicionada à efetiva inscrição no evento.

As propostas devem ser encaminhadas na forma de resumo, de até 700 palavras, em arquivo Word ou PDF, fonte times new roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento entre linhas de 1.5, contendo título, nome e qualificação do autor, vínculo institucional e bibliografia preliminar.