Liga acadêmica tira dúvidas no Instagram sobre a pós-graduação

Iniciativa é vinculada ao colegiado de graduação em Odontologia da UFMG; vídeos são produzidos por mestrandos

Integrantes da Laosc: aproximação entre alunos da graduação e pós
Integrantes da Laosc em reunião presencial antes da pandemia: aproximação com alunos da graduaçãoArquivo pessoal

A Liga Acadêmica de Odontologia em Saúde Coletiva (Laosc), vinculada ao Colegiado de Graduação de Odontologia da UFMG, está recebendo dúvidas sobre o ingresso na pós-graduação. O Pergunte a um mestrando é uma iniciativa desenvolvida no Instagram, pelo @laosc.ufmg. Os interessados podem enviar as perguntas pelo serviço de mensagem direct.

“A ideia foi aproximar os alunos da graduação com a pós-graduação, visto que alguns integrantes da Liga tinham dúvidas. Entre elas, as mais frequentes são sobre o processo seletivo para entrar no mestrado e o funcionamento dos sistemas de bolsas e de avaliação no programa”, revela a estudante de Odontologia e presidente da Liga, Sabrina Oliveira.

Via de mão dupla
Os mestrandos respondem às dúvidas em vídeos, e o fato de serem majoritariamente da Faculdade de Odontologia não compromete a qualidade das respostas dadas a interessados em outras áreas, já que o foco é o ingresso na pós-graduação. “Somos todos alunos e passamos por momentos de dúvida quanto à carreira e ao que fazer após concluirmos uma etapa. Ouvir a opinião de alguém da área na qual pretendemos ingressar é ótimo. É uma via de mão dupla. É sempre bom ouvir, conhecer e ser ouvido, passar nossas opiniões e perspectivas”, declara Alexandre Prado, mestrando em Odontologia.

O estudante também comentou sobre a importância da iniciativa: “Achei incrível. Criar um projeto e uma proposta de utilidade não é fácil. Essa proposta da Laosc possibilita sanar essas dúvidas de muitos alunos que querem iniciar uma carreira acadêmica e estão tomados por indecisão e ansiedade. Sempre buscamos a ajuda de ‘veteranos’ nessas situações. Facilitar essa transmissão de informações, como a Liga está fazendo, é muito válido”.

A Laosc foi idealizada no primeiro semestre de 2019 e iniciou suas atividades no segundo semestre do ano passado. Seu objetivo é aprofundar os conhecimentos na área de saúde coletiva, nos campos de saúde da família e estudos epidemiológicos, e fornecer informações gerais sobre saúde bucal para a população.

Samuel Resende