Semana do Conhecimento

Lyle Campbell fala hoje sobre línguas indígenas

Conferência do linguista da Universidade do Havaí, especialista em idiomas ameaçados de extinção, começa às 19h

Lyle Campbell
Lyle Campbell: catalogação de idiomas em risco de desaparecimentoArquivo pessoal

Nesta quarta-feira, 18, o especialista em linguística histórica e línguas indígenas americanas Lyle Campbell vai ministrar a conferência Indigenous languages in South America: a historical perspective for linguistic diversification and recent decline. O evento será realizado no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (Face), a partir das 19h, e integra o Ciclo de Conferências UFMG, 90: desafios contemporâneos, e a Semana do Conhecimento 2017, evento que está em sua 26ª edição. A conferência será ministrada em inglês, com tradução simultânea.

Segundo o professor Fabrício Rodrigues dos Santos, do Departamento de Biologia Geral do ICB, a conferência tem caráter multidisciplinar, pois é de interesse de pesquisadores dos campos da arqueologia, da genética, da linguística, da história e da antropologia. “O professor Campbell vai discutir casos práticos da evolução de línguas indígenas na América Latina. Muitas áreas do conhecimento podem atuar juntas para a preservação das línguas indígenas, daí a importância dessa conferência, reunindo profissionais com diversas visões sobre o tema", explica.

Santos lembra que, quando descoberto, o Brasil tinha 1.200 línguas indígenas. Hoje, restam apenas 180, e algumas são faladas por apenas duas ou três pessoas. “As histórias das línguas indígenas estão diretamente ligadas à história do Brasil. É importante discutir esse assunto e o modo como o pertencimento a um território ajuda na preservação de uma língua”, defende o professor.

Lyle Campbell desenvolve projetos de catalogação de idiomas em risco de desaparecimento e de documentação de línguas indígenas. Ele é professor de linguística da Universidade do Havaí, EUA, e já lecionou, como visitante, no Canadá, na América Latina e na Oceania. Campbell já publicou 20 livros e cerca de 200 artigos.