Linguista Irandé Antunes vai ministrar aula magna da Faculdade de Letras

Práticas de ensino da língua portuguesa será um dos temas tratados, no dia 16, pela professora da Universidade Estadual do Ceará

Irandé Antunes:
Irandé Antunes: necessidade de revisar teoriasParábola Editorial

A linguista Irandé Antunes vai ministrar a aula magna da Faculdade de Letras (Fale), na quinta-feira, 16 de agosto, com o tema Textualidade: condição necessária para a realização de qualquer tipo de linguagem e foco de todo ensino de língua. O evento terá início às 18h, no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1). A participação exige inscrição prévia.

Professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará, Irandé vai abordar as novas perspectivas de ensino da língua portuguesa, em sua relação com os modelos atuais. A docente, que também atua no Ministério da Educação, publicou diversos títulos que discutem a temática do evento, como Muito além da gramática – por um ensino de línguas sem pedras no caminho (2007) e Língua, texto e ensino – outra escola possível (2009).

“Vale a pena ‘revisar’ nosso corpo de teorias linguísticas, na tentativa de identificar os fundamentos teóricos que a prática desse ensino tem priorizado ou, por acaso, tem deixado de incluir. Concepções da Linguística de Texto favorecem a percepção do que deveria ser o ‘foco’ do ensino/aprendizagem da língua na prática de nossas salas de aula”, afirma a pesquisadora.

A aula magna também dá início às atividades da série Letras Debate, que promove atividades extraclasse para os alunos da Faculdade de Letras (Fale) e outros interessados. Os estudantes de Letras poderão utilizar a carga horária da exposição como crédito de Atividades Acadêmicas Científico-culturais (AACC), que são exigências do projeto pedagógico dos cursos da Fale.

Mais informações estão disponíveis na página do Letras Debate.