Pessoas

Literafro Entrevista recebe o escritor Oswaldo de Camargo

Programa é uma produção da TV UFMG, em parceria com o Portal Literafro

O Literafro Entrevista, programa produzido pela TV UFMG, em parceria com o Portal Literafro, da Faculdade de Letras da UFMG, recebe o  escritor Oswaldo de Camargo.  Na conversa com Soraya Fideles e a professora da Faculdade de Letras da PUC Minas, Maria Nazareth Soares Fonseca, ele conta como de menino caipira, filho de pais negros analfabetos que trabalhavam em cafezais, tornou-se um dos grandes expoentes da poesia negra contemporânea no Brasil.

"Doutor em pobreza sou eu", brinca o poeta ao relatar sobre a discriminação vivencidada por sua origem de classe e de cor. E prossegue "venci as barreiras do analfabetismo  quando descubro que sou preto. Ser escritor é um caminho longo. Uma das maiores alegrias de minha vida é quando comecei escrever sonetos aos 16 anos."

O jornalista, músico, organista, nascido 48 anos após a Abolição da Escravatura, na Fazenda Sinhazinha Félix, em Bragança Paulista,  fala de sua veneração pela obra de Cruz e Souza. "No centenário da Abolição, consegui resgatar um jogo de cartas por meio do qual conheci o poeta brasileiro e que foi a minha primeira noção da diferença entre brancos e pretos."

Ao final do Literafro Entrevista, Oswaldo  lê um dos poemas do "Um homem tenta ser anjo", livro que marca sua estreia na literatura em 1959 quando era revisor de "O Estado de São Paulo".

O programa
O programa é uma parceria entre a TV UFMG e o Literafro – Portal da Literatura Afro-Brasileira. O próximo episódio terá como convidado o escritor Allan da Rosa.

Ficha técnica
Entrevistado: Oswaldo de Camargo
Apresentação: Soraya Fideles
Mediação: Maria Nazareth Soares Fonseca
Equipe de estúdio: Cássio de Jesus, Márcia Milagre, Mario Quinaud, Flávia Moraes
Edição: Marcia Botelho
Categoria: literatura afro-brasileira