Arte e Cultura

Literatura judaica na Amazônia é tema de novo dossiê da Arquivo Maaravi

Publicação celebra os 200 anos de presença hebraica na região

Arte presente na edição número 23 da revista; desde sua primeira edição em 2007 a revista é ilustrada por Vlad Eugen Poenaru, professor da Escola de Belas Artes (Eba UFMG)
Ilustração presente na edição 23 produzida pelo professor Vlad Eugen Poenaru, da EBADivulgação / Arquivo Maaravi

No contexto dos 200 anos da imigração judaico-marroquina na região da Amazônia e da multicultural presença hebraica registrada e traduzida por vários escritores, a Arquivo Maaravi: Revista Digital dos Estudos Judaicos da UFMG está recebendo artigos para a sua 29ª edição, que terá como título e tema Literatura judaica na Amazônia.

A mescla cultural judaico-amazônica, a assimilação e aculturação de judeus em áreas ribeirinhas e florestais e a representação literária e artística dos povos da região são algumas das frentes temáticas do dossiê. Resenhas, contos, poemas, traduções, crônicas, fotografias e charges que não necessariamente
se enquadrem no tema principal da edição também poderão ser
submetidos.

O envio dos artigos e demais conteúdos para a revista deverão ser
feitos até 30 de setembro. O dossiê deverá ser publicado
em novembro. As normas editoriais e o ambiente destinado ao recebimento de
artigos estão disponíveis no Portal de Periódicos da UFMG, e mais informações podem ser solicitadas pelo endereço revistaarquivomaaravi@gmail.com.

Sobre a publicação
Editada pela professora Lyslei Nascimento, da Faculdade de Letras, em conjunto com Alessandra Conde, da Universidade Federal do Pará, Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG dedica-se à publicação de artigos inéditos, resenhas, traduções e trabalhos artísticos relacionados à cultura judaica no Brasil.