Pesquisa e Inovação

Livro de Heloisa Starling é premiado pela Biblioteca Nacional

Em 'Ser republicano no Brasil Colônia', lançado em 2018, historiadora mostra como se 'esqueceu' essa tradição

A obra Ser republicano no Brasil Colônia – a história de uma tradição esquecida, da historiadora, cientista política e professora da UFMG Heloisa Starling, ganhou o Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2019, na categoria Ensaio social.

Publicado em 2018 pela Cia. das Letras, resultado de pesquisas que duraram mais de uma década, o livro trata dos valores republicanos que inspiraram projetos e revoltas muito antes da derrubada do Império no Brasil, em 1889.

...
Divulgação

A pesquisadora aborda, entre outros temas, movimentos que agitaram Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco, entre o fim do século 17 e o início do 18. “O repertório da cultura do republicanismo, baseada em princípios como bem público, igualdade e justiça, circulou intensamente entre os colonos, mas eles não estavam interessados na doutrina ou em construir uma teoria. O que se buscava era a aplicabilidade daquele ideário para entender a crise e enfrentar a conjuntura desfavorável”, afirmou Heloisa, em entrevista ao Boletim UFMG.

Realizado anualmente desde 1994, o Prêmio Literário Biblioteca Nacional contempla nove categorias. Heloisa Starling está acompanhada, entre os vencedores deste ano, de nomes como Elvira Vigna (conto), José Miguel Wisnik (ensaio literário), Paulo Henriques Britto (poesia) e Luís Bueno (romance).

Heloisa Murgel Starling, professora do Departamento de História, é autora também, entre outros, de Brasil, uma biografia (2015, com Lília Schwarcz) e República e democracia: impasses do Brasil contemporâneo (2017).