Pesquisa e Inovação

Magda Soares ganha Prêmio Jabuti na área de educação

Fundadora do Ceale trata de aspectos da alfabetização como operações cognitivas e problemas da ortografia

Magda Soares compartilha em novo volume décadas de leituras e pesquisas
Magda Soares compartilha em novo volume décadas de leituras e pesquisas Foca Lisboa / UFMG

Alfabetização: a questão dos métodos (Editora Contexto, 2016), livro da professora emérita da UFMG Magda Becker Soares, ganhou o Prêmio Jabuti de 2017, na categoria Educação e pedagogia.

Fundadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), vinculado à Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, Magda comemora o prêmio porque chama a atenção para um tema que, segundo ela, tem prestígio restrito ao meio da pedagogia e é visto, em geral, “com uma simplicidade que não tem”.

Para ela, não se trata apenas de um método para ensinar a ler e escrever. “Tenho estudado o assunto dos pontos de vista psicolínguístico e cognitivo. Estamos falando de um processo complexo, que requer, portanto, uma orientação complexa.”

Mais uma vez, Magda Soares, que estuda o processo de aprendizagem do sistema da escrita e o uso desse sistema – conhecido como letramento –, compartilha décadas de leituras e pesquisas, com a intenção, segundo ela, de fazer uma “transposição didática”, visando à atuação dos professores.

Capa do livro

A abordagem da obra se divide em aspectos como fases de desenvolvimento no processo de aprendizagem da escrita, aprendizagem em diferentes ortografias e no português brasileiro, consciência metalinguística e aprendizagem da escrita, consciência fonológica e fonêmica (e a relação com a alfabetização), leitura e escrita de palavras.

De acordo com a pesquisadora, uma das questões centrais do livro está relacionada às operações cognitivas da criança no processo de aprendizagem de uma representação arbitrária. “A criança tem as condições prévias para falar e ouvir, mas não para aprender o código da escrita. Ela está atenta ao som da fala, não tem a consciência dos fonemas”, comenta.

Alfabetização – A questão dos métodos é dedicado também ao campo da ortografia e aos diferentes problemas nessa área, nos diversos idiomas: do finlandês, que tem a ortografia mais “transparente” (cada letra corresponde a um som), ao inglês, que tem a ortografia mais “opaca”. “Há uma tendência de se aplicar os estudos do inglês para a alfabetização do português brasileiro, o que não faz sentido. Esse é um tema importante e que não é devidamente considerado”, afirma Magda Soares, que há dez anos desenvolve trabalho de pesquisa e intervenção na rede pública de Lagoa Santa (MG).

Tento mostrar nesse livro que alfabetização é bem mais que a escolha do método que se vai usar”, completa a professora emérita da UFMG.

Com 384 páginas, o livro custa R$ 59,90 no site da editora.