Saúde

Professores da Medicina lançam livro sobre doenças do sistema digestório

Obra atualiza sobre enfermidades comuns em países em desenvolvimento

Livro contou com a colaboração de 40 especialistas
Livro contou com a colaboração de 40 profissionaisDivulgação

Doenças que afetam o sistema digestivo e a nutrição, como pancreatite e obesidade, comuns no Brasil e em outros países em desenvolvimento, são abordadas em livro recém-lançado pelos professores Ênio Roberto Pietra Pedroso e Manoel Otávio da Costa Rocha, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina.

A obra Doenças do sistema digestório e da nutrição é o segundo volume da Série Medicina Interna, da editora Rubio. Sua produção envolveu 40 profissionais das áreas de clínica médica, medicina interna e gastroenterologia. “É uma matéria de estudo, atualização e reciclagem em clínica médica”, afirma o professor Ênio Pietra, destacando que cerca de 150 milhões de brasileiros são afetados pelas doenças apresentadas no livro.

Em 41 capítulos, são abordados tópicos como propedêutica do sistema digestório, doenças do esôfago, do estômago, do intestino grosso e do fígado, testes respiratórios com carbono marcado, diagnóstico por imagem, litíase biliar e laparoscopia. Trata-se também de biópsia para pesquisa de parasitos, doenças da cavidade oral e das glândulas salivares e de peritônio, omento e mesentério, refluxo gastresofágico, cirrose, hepatite, câncer gástrico e demais tumores associados. A obra aborda também avaliação nutricional e obesidade.

O livro está sendo vendido em livrarias de todo país e, em breve, também será disponibilizado para consulta e empréstimo na Biblioteca J. Baeta Vianna, da Faculdade de Medicina da UFMG.

Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina