Arte e Cultura

Livro de Ruth Silviano Brandão revê o amor de Dirceu por Marília em abordagem afetiva

Obra da Editora UFMG será lançada neste sábado

Capa do livro Marilia e Dirceu
Capa do livro Marilia e Dirceu Editora UFMG

Uma leitura afetiva do célebre poema de Tomas Antônio Gonzaga, em que realidade e ficção se misturam, eternizando o amor de Dirceu por Marília, caracteriza o livro Marília e Dirceu que a professora Ruth Silviano Brandão, da Faculdade de Letras, lança neste sábado, 6, pela Editora UFMG.

“Uma história do tempo do Brasil colônia, no tempo dos inconfidentes, é diferente das histórias europeias de amor. Nem Romeu nem Julieta, nem Tristão nem Isolda, nem Smögen nem Magor. Minas, pelo Ouro, tudo encobre e tudo revela", escreve a professora no prefácio da obra, que está à venda no site da Editora UFMG por R$ 22,50.

Exílio
O poema Marília de Dirceu foi publicado em Lisboa, em 1792, ano em que o autor, Tomas Gonzaga, estava exilado em Moçambique por sua participação na Inconfidência Mineira. A obra retrata o amor do poeta pela brasileira Maria Doroteia Joaquina de Seixas Brandão, de quem era noivo quando morava Vila Rica.

O lançamento do livro de Ruth Silviano Brandão será às 11h, na Quixote Livraria e Café, localizada na rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi. Haverá uma sessão de autógrafos com a autora.

Ruth Silviano Brandão foi professora de literatura na Faculdade de Letras da UFMG e escreveu, entre outros livros, Lúcio Cardoso – a travessia da escritaMulher ao pé da letra, A vida escrita, Machado de Assis leitor – uma viagem à roda de livros (com José Marcos Resende Oliveira) e Minha ficção daria uma vida. Além disso, também publicou Aporias de Astérion, poema em prosa.