Notícias Externas

Livro destinado a crianças trata do universo das ‘fake news’

Autor do livro concedeu entrevista ao programa Universo Literário nesta quinta, 13

Livro infantil desvenda as 'fake news'
Livro infantil desvenda as 'fake news' Reprodução

Um garoto de 12 anos recebe o pai em casa todo animado com a notícia que havia visto naquela tarde na internet. A reportagem chamou tanto a sua atenção que ele correu para compartilhar com os amigos nas redes sociais. A manchete dizia: "Cheirar o pum do parceiro prolonga a vida e evita doenças".

O pai achou a história um tanto estranha e disse que aquilo poderia ser mais um caso de fake news. O garoto insistiu: "Claro que não, pai. Veja aqui: a notícia fala que foram cientistas que fizeram a descoberta". Mas a notícia era falsa mesmo, como ficou provado um dia depois em um blog que desvenda mentiras virtuais.

O pai e o filho dessa história eram o jornalista Marcelo Duarte e o seu caçula, Antonio. Essa conversa despertou o interesse de Marcelo e foi o ponto de partida para a escrita do livro Esquadrão Curioso – Caçadores de Fake News, primeira obra sobre o tema destinada a crianças no país, e publicada pela editora Panda Books.

Nesta quinta-feira, 13, o escritor Marcelo Duarte falou sobre o livro Esquadrão Curioso – Caçadores de Fake News, em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.

ouca-a-reportagem-de-gabriela-sorice-13-09-2018.mp3

O livro Esquadrão Curioso - Caçadores de Fake News está disponível para compra no site da editora Panda Books.

Produção de Larissa Fernandes, sob orientação de Hugo Rafael