Notícias Externas

Livro explora as cantigas de ninar dos índios Juruna

Publicação, lançada pelas Edições Sesc São Paulo, é acompanhada por CD e 49 partituras

.
. Reprodução

Na próxima quinta-feira, 19 de abril, é celebrado, no Brasil, o Dia do Índio, mas o universo indígena segue sendo tratado como questão de pouca importância pela sociedade brasileira. Apesar da imensa diversidade cultural que os índios lutam para preservar, seus direitos têm sofrido constante violação no Brasil.

Esse quadro de desrespeito aos povos indígenas brasileiros motiva mobilizações relevantes no ambiente acadêmico, que têm resultado no lançamento de produtos culturais, cujo objetivo é lançar luz sobre a temática. É o caso do livro Fala de bicho, fala de gente: cantigas de ninar do povo Juruna, escrito pela linguista Cristina Martins Fargetti, com participação da cantora e compositora Marlui Miranda.

No programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, a professora Cristina Martins Fargetti, do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, falou sobre a publicação e sobre o povo Juruna, que ela estuda desde 1989. A entrevista foi ao ar nesta terça-feira, 17.

ouca-a-conversa-com-luíza-glória-17-04-2018.mp3

O livro Fala de bicho, fala de gente: cantigas de ninar do povo Juruna é acompanhado por 49 partituras e um CD com registro sonoro e pode ser comprado no site das Edições Sesc São Paulo.