Notícias Externas

Livro explora tradição do Reinado em cidades de Minas Gerais

Historiadores se basearam em relatos de 30 municípios mineiros

.
. Reprodução

Uma pesquisa feita ao longo de seis anos, pelo historiador Rildo César Souza e pela também historiadora e cientista social Andréia Ribeiro, resultou no livro Narrativas sobre Nossa Senhora do Rosário. A obra aborda a manifestação cultural e religiosa afro-brasileira do Reinado e revela o quanto a devoção a Nossa Senhora do Rosário é bastante consolidada no território mineiro. 

Cerca de 30 cidades mineiras são contempladas no livro organizado pelos historiadores, e os relatos dos congadeiros expõem a diversidade de interpretações dos irmãos do Rosário sobre a aparição de Nossa Senhora do Rosário.

Nesta sexta-feira, 25, o historiador e escritor Rildo Souza falou sobre a obra em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-25-05-2018.mp3

A pesquisa que resultou no livro foi realizada de 2011 a 2017, em visitas aos congadeiros e a festas de Nossa Senhora do Rosário. A obra será lançada neste domingo, 27, às 10h, na sede do Reinado Treze de Maio de Nossa Senhora do Rosário (Rua Jataí, 1.309, esquina com Rua Jequiriçá, Concórdia).

Produção de Giulliana Santos, sob orientação de Hugo Rafael