Pesquisa e Inovação

Livro propõe reflexão sobre graduação e princípios para produção em jornalismo

Após debate e testes, professores da Fafich sugerem valores e protocolos que se aplicam a todos os meios e etapas do processo

.........
Atividade em laboratório de redação: livro reúne nove professores da Fafich Foca Lisboa / UFMG

As características do ambiente digital e a velocidade das mudanças por que passa a comunicação exigem grande capacidade de adaptação tanto de profissionais quanto dos modos de fazer. A convicção sobre esse aspecto foi uma das bases para a elaboração do livro didático Formação em jornalismo: da prospecção dos acontecimentos à edição (Editora UFMG), que reúne nove professores dos cursos de comunicação da Universidade.

O volume, que materializa pelo menos cinco anos de debates e testes em salas de aula e laboratórios, soma valores fundamentais e protocolos que servem aos diferentes veículos da produção jornalística e às diversas fases do processo. De acordo com o professor Bruno Souza Leal, que assina como organizador, o livro propõe não só procedimentos, mas também questões e problemas. E se apoia em reflexões de fundo sobre temas como a formação em graduação e a ética.

O livro é tema de reportagem da edição 2.035 do Boletim UFMG