Notícias Externas

Livro 'Quarto de Despejo: diário de uma favelada' é relançado em edição especial

Nova edição da obra de Carolina Maria de Jesus comemora os 60 anos de seu lançamento

Ambos os livros contam com capa desenvolvida pelo artista plástico No Martins.
Ambos os livros contam com capa desenvolvida pelo artista plástico No Martins. Imagem: Divulgação

No ano passado, o livro Quarto de Despejo: diário de uma favelada completou 60 anos. A obra, escrita por Carolina Maria de Jesus, se consagrou nas últimas décadas como uma das mais importantes da literatura brasileira por relatar com fidelidade a vida nas comunidades.

Em comemoração aos 60 anos, a Editora Ática relançou a obra em edição especial, com fotografias e manuscritos originais de Carolina Maria de Jesus e prefácio da escritora Cidinha da Silva. Além disso, há também a publicação inédita de uma adaptação da obra para o teatro, escrita em 1961 pela jornalista, escritora e dramaturga Edy Lima. 

Ambos os livros contam com capa desenvolvida pelo artista plástico No Martins, que se conecta com a obra de Carolina Maria de Jesus por também abordar em seu trabalho questões como racismo e violência policial. 

Para saber mais sobre a obra de Carolina Maria de Jesus e o relançamento de Quarto de Despejo, o programa Universo Literário recebeu Laura Prado, coordenadora do núcleo de literatura do SOMOS Educação.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira
Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Hugo Rafael