Pesquisa e Inovação

Livro que apresenta a Ciência da Informação será lançado nesta quarta

Carlos Alberto Ávila Araújo atualiza conceitos e revela perspectivas do campo de estudos; evento será às 10h30, na ECI

livro

O professor Carlos Alberto Ávila Araújo lança na manhã desta quarta, 26, no campus Pampulha, o livro O que é Ciência da Informação (KMA). A obra apresenta o campo de estudos e atuação depois de cinco décadas de desenvolvimento.

“Muita coisa mudou nesses 50 anos, e era necessário sintetizar as diferentes áreas de pesquisa, teorias, conceitos e manifestações em diferentes países”, diz o professor da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

De acordo com o texto de apresentação, a obra está organizada segundo as diferentes fases: os fatos que antecederam o surgimento da Ciência da Informação, sua consolidação nos anos 1960 e 1970, a ampliação nas duas décadas seguintes e as perspectivas geradas nos últimos anos.

O mesmo texto explica que a ciência da informação é a disciplina que estuda “como os seres humanos produzem, compartilham, organizam, disseminam, interpretam e utilizam diferentes registros de conhecimento” e as “ações desempenhadas por distintas instituições, serviços e sistemas que atuam nessa produção e uso”.

Livro: O que é Ciência da Informação
Autor: Carlos Alberto Ávila Araujo
Editora: KMA
132 páginas / R$ 20
Lançamento: 26 de setembro, quarta, às 10h30, na sala 1000 da Escola de Ciência da Informação, campus Pampulha