Pesquisa e Inovação

Livro que relaciona vírus e filosofia ganha versão em português

Andityas Matos, da Faculdade de Direito, produziu a obra com o catalão Francis Collado, da Universidade de Girona

...
Capa da edição brasileira: biopotência e biorresistênciaGlac Edições

Está pronta a versão brasileira do livro O vírus como filosofia, a filosofia como vírus – Reflexões de emergência sobre a pandemia de covid-19, do professor da Faculdade de Direito da UFMG Andityas Soares Moura Costa Matos e do também filósofo Francis García Collado, da Universidade de Girona, na Espanha. O volume sai pela Glac Edições.

Os autores, que produziram a obra no calor dos primeiros meses da pandemia, foram motivados, em parte, pela insatisfação com as abordagens sobre a covid-19 publicadas por vários filósofos contemporâneos. “Eles tentaram encaixar a pandemia em categorias que utilizam há anos ou décadas em sua produção. Para nós, não era suficiente. Era preciso um novo esforço conceitual”, afirma Andityas. Ele e Collado propõem, no livro, aplicação de conceitos como biopotência e biorressistência, vislumbrando possibilidades de transformação criadas pelo novo coronavírus.

Leia mais em matéria publicada pelo Portal UFMG na ocasião em que a obra foi lançada na Espanha.

A edição impressa d'O vírus como filosofia, a filosofia como vírus – Reflexões de emergência sobre a pandemia de covid-19 pode ser adquirida, antecipadamente e com desconto, no site da Glac Edições