Pesquisa e Inovação

Livro refaz os caminhos da educação mineira nos últimos três séculos

Organizada pelo professor Luciano Mendes de Faria Filho, obra será lançada nesta quinta

Primeiro volume da coleção aborda a educação em Minas no período colonial
Primeiro volume aborda a educação no período colonial Reprodução

Especialistas, pesquisadores, educadores e leigos interessados em conhecer,  em profundidade, a evolução do ensino em Minas nos últimos 300 anos ganharam uma obra de referência: História da educação em Minas Gerais: da Colônia à República, organizada pelos professores Luciano Mendes de Faria Filho, da Faculdade de Educação da UFMG, e Carlos Henrique de Carvalho, da Universidade Federal de Uberlândia.

Lançado oficialmente em maio deste ano, no Congresso Mineiro de História da Educação, em Diamantina (MG), o livro foi concebido em 2015, como forma de reunir o trabalho consolidado de 33 pesquisadores – sobretudo mineiros – sobre o tema. O objetivo era traçar o cenário em que emergem as múltiplas realidades e tendências do desenvolvimento da educação desde os tempos do Brasil Colônia e pôr em debate as perspectivas atuais para o campo. Nesta quinta-feira, 29, a partir das 17h30, a obra será lançada no Auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação. 

“Embora não haja uma obediência estrita aos marcos cronológicos rígidos, já que muitos dos textos começam a tratar do século 18, mas adentram o século 19, no período pós-independência, acabamos fazendo essa demarcação entre os três períodos históricos, importante para o público. Há abordagens muito distintas, algumas mais centradas na escola, outras menos. O livro tenta, de alguma maneira, também contemplar a prática de uma educação não aprisionada à escola, que também se fez presente ao longo da história de Minas”, conta Luciano Mendes.

A edição 2.069 do Boletim UFMG, que circula nesta semana, traz matéria sobre o livro.