Extensão

Livro registra experiência de extensão desenvolvida com catadores da Asmare

Lançamento será nesta segunda-feira, dia 11, na Escola de Arquitetura

Livro registra as ações do projeto de extensão Catadores de Sonhos, uma parceria entre a UFMG e a Asmare
Livro registra as ações do projeto de extensão Catadores de SonhosFacebook / Catadores de Sonhos

Será lançado nesta segunda-feira, dia 11, o livro Catadores de sonhos: design em projetos de extensão, que registra as ações do projeto Catadores de sonhos, criado há quatro anos para promover a inclusão socioeconômica dos integrantes da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte (Asmare).

O livro também relata a trajetória de luta e conquistas da Asmare, descreve aspectos da história e a política da extensão universitária da UFMG, aborda os programas e projetos de extensão da Escola de Arquitetura, fornece informações a respeito do curso de graduação em Design na UFMG e reflete sobre as Diretrizes Nacionais de Extensão.

“A ideia surgiu em 2014, quando submeti o projeto ao edital do Programa de Extensão Universitária e propus que todo o trabalho fosse registrado em livro”, explica o professor da Escola de Arquitetura, Glaucinei Rodrigues Corrêa, organizador da coletânea e coordenador do projeto Catadores de sonhos. Com esse registro, a equipe do projeto pretendia oferecer visibilidade ao trabalho da Asmare e compartilhar experiências, dificuldades e soluções encontradas.

O lançamento terá apresentação musical do cantor e compositor Edson Franco, que viveu quatro anos em situação de rua na capital mineira e hoje é membro do Movimento Nacional do Povo de Rua.

Além do professor Glaucinei, estão confirmadas as presenças dos seguintes autores: Ângela Rosane, mestra em Psicologia Social pela UFMG, Benigna Maria de Oliveira, pró-reitora de Graduação, Claudia Mayorga, pró-reitora de Extensão da UFMG; Leonardo Oliveira Gomes, professor do curso de Design da UFMG; Maria Elizabeth Antunes Lima, professora aposentada que atuou na área de Psicologia do trabalho na Fafich; e Natacha Rena, professora do curso de Arquitetura da UFMG.

No encerramento, dona Maria das Graças Marçal, a dona Geralda, uma das diretoras e fundadoras da Asmare, fará um testemunho da sua trajetória na associação. “Dona Geralda é uma das pessoas mais influentes e representativas de luta, resistência e perseverança da Asmare. Ela tem uma capacidade especial de explicar temas como sustentabilidade, lixo e cidadania”, ressalta o organizador do livro.

O lançamento começa às 18h30, no auditório da Escola de Arquitetura da UFMG, que fica na rua Paraíba, 697, na região da Savassi. A entrada é franca e haverá distribuição gratuita do livro para os presentes. Quem se interessar em adquirir um exemplar após o lançamento oficial, deverá acessar o site do projeto Catadores de sonhos e preencher um formulário de solicitação. Para custear os gastos de envio, independentemente da localidade, será cobrada taxa de R$ 25. Acesse o site do projeto para mais informações.

Parceria que nasceu na sala de aula

“Ficou evidente a riqueza de oportunidades que os participantes envolvidos neste projeto tiveram. Eles puderam aprender, experimentar, trocar saberes e conhecimentos”
Catador de material reciclável vinculado à AsmareAsmare.org

A Asmare foi fundada em 1990 e, atualmente, reúne aproximadamente 180 associados que prestam serviço à comunidade, recolhendo resíduos urbanos recicláveis e promovendo o acolhimento de pessoas em situação de rua e ex-detentos. Segundo o professor Glaucinei Rodrigues Corrêa, “trata-se de uma associação esquecida pelo poder público e pouco valorizada pela sociedade. O serviço que ela presta vai muito além da destinação correta de resíduos. A Asmare recupera vidas”.

O projeto de extensão Catadores de Sonhos é parceiro da associação desde 2014, mas tudo começou bem antes, no segundo semestre de 2009, na disciplina Design I ministrada pelo professor Glaucinei. Ele optou em trabalhar com a temática resíduos urbanos. Para isso, procurou a Asmare para obter informações atualizadas sobre o tema, como a quantidade e o tipo de resíduos que coletavam e os desafios relacionados aos resíduos urbanos em Belo Horizonte.

Segundo o professor, os encontros iniciais com a Asmare foram tão produtivos que acabaram se estreitando. Entre as várias conversas informais que tiveram, uma se destacou por ter relação direta com o design. Algumas das empresas parceiras que doam materiais sugeriram que a associação produzisse brindes. Ali já se enxergava uma potencial fonte de renda para os catadores e artesãos.

Em 2012, o professor Glaucinei propôs levar o desafio posto à associação para a sala de aula. Cada aluno da disciplina Design II tinha de criar um projeto que atendesse a demanda. Os estudantes foram estimulados a desenvolver, ao longo do semestre, produtos utilizando materiais recicláveis da Asmare. Para isso foi necessário que eles saíssem da sala de aula para conhecer as instalações, os catadores, os materiais e as demandas. O exercício acadêmico promoveu experiências que beneficiaram os alunos do curso, os catadores, as artesãs e a Asmare. “Ficou evidente a riqueza de oportunidades proporcionada aos participantes. Eles puderam aprender, experimentar, trocar saberes e conhecimentos”, informa o professor.

Foi nesse contexto que, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), o projeto de extensão Catadores de sonhos surgiu em 2014 com o objetivo de promover a inclusão socioeconômica dos associados da Asmare por meio de ações e atividades do curso de design. As ações foram ampliadas e envolvem o curso de dança da UFMG. Ao longo desses anos foram desenvolvidas atividades como projetos para a marca, uniformes e coletores utilizados durante a prestação do serviço, revitalização do site da Asmare, oficinas de dança para melhorar a autoestima e confiança dos associados e oficinas de design para capacitá-los a desenvolver e fabricar produtos na própria associação.

A experiência do Catadores de sonhos também é contada neste vídeo produzido pela TV UFMG:

Cláudia Amorim