Pessoas

Livro relata história do fundador da Faculdade de Medicina da UFMG

Obra ‘Cícero Ferreira – Um apóstolo da Medicina’ será lançada nesta segunda-feira, 20, no Campus Saúde

Cícero Ferreira foi o primeiro médico a chefiar Seção de Higiene da PBH
Cícero Ferreira foi o primeiro médico a chefiar Seção de Higiene da PBH Foto: Carol Morena / Faculdade de Medicina

Há 124 anos, em agosto de 1894, Belo Horizonte ainda não se chamava Belo Horizonte: a Cidade de Minas estava sendo erguida para ser a futura capital do estado. Com o rápido crescimento da população, o ambiente estava se tornando insalubre e crescia o receio de epidemia. Foi quando Cícero Ferreira deixou o posto na Comissão Construtora da nova capital para ser promovido a médico da cidade, nomeado pelo engenheiro Aarão Reis.

Esse acontecimento marcou a trajetória de Cícero Ferreira, primeiro médico de Belo Horizonte, chefe da Seção de Higiene da prefeitura, que, 17 anos depois, fundaria a Faculdade de Medicina da UFMG.

A vida e a história do médico estão registradas no livro Cícero Ferreira – Um apóstolo da Medicina, que será lançado na noite desta segunda-feira, 20, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG (Avenida Professor Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia).

No programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, o jornalista, escritor e historiador Mário Lara, autor do livro, falou sobre a obra e o legado de Cícero Ferreira.

ouca-a-reportagem-de-gabriela-sorice-20-08-2018.mp3

Produção de Larissa Fernandes, sob orientação de Hugo Rafael