Pesquisa e Inovação

Livro reúne ensaios que tecem avaliações sobre a poesia contemporânea

Professor Gustavo Ribeiro, da Fale, falou sobre a publicação ao programa Universo Literário

.
. Reprodução

Parece sempre difícil mapear, analisar e pensar as produções artísticas no exato momento em que elas estão sendo criadas. Esse exercício crítico parece exigir uma certa distância temporal para ser feito.

Mesmo sabendo disso, três pesquisadores de literatura de universidades públicas distintas – UFMG, USP e Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – uniram-se para organizar o livro Poesia contemporânea: reconfigurações do sensível, uma coletânea de ensaios que analisam a atual produção poética brasileira.

O livro, lançado neste ano pelas editoras associadas Quixote+Do, reúne textos de críticos, muitos deles também poetas, que, vinculados ao meio acadêmico, propõem-se a indagar o sentido e a finalidade da poesia no nosso tempo.  

O professor Gustavo Ribeiro, da Faculdade de Letras da UFMG, um dos organizadores do livro, falou sobre a proposta em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 17.

ouca-a-conversa-com-michelle-bruck-17-10-2018.mp3

O livro está à venda nas livrarias da cidade e também no site das editoras Quixote+Do. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3277-3077.

Produção de João Rezende, sob orientação de Luíza Glória