Pesquisa e Inovação

Livro sobre obra do naturalista Frei Vellozo será lançado em Tiradentes

Evento integra comemorações dos 300 anos da cidade natal do pioneiro da botânica brasileira

xxxxx
Livro apresenta 80 espécies citadas pelo botânico Frei VellozoCapa livro

Nesta sexta-feira, 7, como parte das comemorações dos 300 anos da cidade de Tiradentes, será lançado o livro Plantas úteis e medicinais da obra de Frei Vellozo, organizado pela professora Maria das Graças Lins Brandão. O trabalho é fruto de projeto de pesquisa desenvolvido na primeira edição do Programa Professor Residente no Campus Cultural UFMG. O lançamento está marcado para 19h, no Sobrado Quatro Cantos.

O livro apresenta dados e imagens, antigos e atuais, de 80 espécies citadas pelo botânico frei Mariano da Conceição Vellozo (1742-1811) em Florae Fluminensis, obra escrita em 1790 por encomenda do vice-rei do Brasil, Luís de Vasconcelos e Sousa, e só publicada de 1825 a 1831, após a morte do autor. Vellozo reuniu informações sobre mais de 1,5 mil espécies de plantas úteis e medicinais.

Em seu projeto, Graça Lins Brandão localizou e registrou, em Tiradentes e no entorno, 371 espécies de plantas úteis e medicinais citadas por Vellozo. Nas excursões pela região, foi possível localizar e capturar imagens atuais de diversas espécies. 

“A execução desse projeto possibilita a recuperação e a divulgação de dados e imagens de espécies descritas por Frei Vellozo, até então desconhecidas e sem a devida interpretação”, afirma a pesquisadora. Ela ressalta que, além de ampliar o conhecimento sobre a riqueza da biodiversidade brasileira, da vegetação local e de suas tradições, o projeto contribui para que a população veja a ciência “como o melhor instrumento de valorização e valoração das plantas”.

Além do livro, o trabalho da pesquisadora desdobrou-se em diversas atividades com professores e alunos das redes públicas da região, onde nasceu Frei Vellozo. A pesquisa foi tema de reportagem publicada na edição 2013 do Boletim UFMG.