Arte e Cultura

Livro reúne imagens de Wilson Baptista, fotógrafo que registrou a evolução de Belo Horizonte

Obra é organizada por professores da UFMG, incluindo o filho, Paulo Baptista, docente da EBA

Praça da Feira de Amostras, 1937
Praça da Feira de Amostras de Belo Horizonte, em 1937 Wilson Baptista

Será lançado nesta terça-feira, dia 17, o livro Wilson Baptista: urbano fotográfico, que reúne parte da obra do artista belo-horizontino que se dedicou à fotografia por quase 90 anos e registrou, entre vários outros temas, cenas do cotidiano da capital mineira.

O livro, que registra a memória urbana da cidade de Belo Horizonte das décadas de 1930 a 1960, tem organização editorial de Renata Marquez, professora da Escola de Arquitetura e Design, de Paulo Baptista, filho do fotógrafo e professor da Escola de Belas Artes (EBA), e do artista gráfico e curador Marconi Drummond, .

O projeto foi inspirado em trabalho que Renata Marques já realizava antes do falecimento de Wilson Baptista. “Ela desenvolveu uma pesquisa com as fotos dele, fez entrevistas com o meu pai e pesquisou, em seu acervo, imagens da evolução histórica de Belo Horizonte”, conta Paulo Baptista.

Wilson Baptista: urbano fotográfico é resultado de dois anos de trabalho. Em um acervo de cerca de 30 mil negativos, os organizadores selecionaram 115 fotografias, algumas inéditas, que documentam aspectos singulares da vida urbana e da construção e expansão da cidade, além de composições abstratas que são, frequentemente, leituras muito pessoais do cotidiano fotografado.

O livro também traz ensaio da professora Renata Marquez e cronologia ilustrada assinada pelo professor Paulo Baptista e pela professora e arquiteta Maria Elisa Baptista, também filha do fotógrafo.

O evento começa às 17h30, no jardim do Museu Histórico Abílio Barreto, que fica na Avenida Prudente de Morais, 202, no Bairro Cidade Jardim. A entrada é franca. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail mhab.fmc@pbh.gov.br e pelo telefone (31) 3277-8572.

Wilson Baptista, em 2007, aos 94 anos
Wilson Baptista, em 2007, aos 94 anos Acervo da família de Wilson Baptista

Fotógrafo amador
Em um século de vida, Wilson Baptista deu importante contribuição para a fotografia moderna brasileira. Foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Foto Clube de Minas Gerais, na década de 1950. Organizou e participou, até meados dos anos 1960, de exposições e de salões nacionais e internacionais de fotografia, tendo sido premiado diversas vezes.

Suas fotografias são referência para o trabalho de pesquisadores de arquitetura, história e fotografia e contribuem para consolidar a memória afetiva de Belo Horizonte.