Pesquisa e Inovação

Livro sugere abordagens no ensino de ciências da natureza para crianças

Objetivo é desenvolver linguagem, imaginação e raciocínio por meio de atividades criativas

.

Reprodução

Coedição da Editora UFMG e da Fino Traço, o livro Ciências da natureza na educação infantil propõe questões do tipo "por que ensinar ciências para crianças menores de seis anos? Que conceitos devem ser ensinados e como desenvolver com os alunos esses conceitos?". As autoras são Maria Emilia Caixeta de Castro Lima, professora da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, e Mairy Barbosa Loureiro dos Santos, aposentada da mesma unidade e professora do UniBH.

As sugestões contidas na obra sintetizam as trocas feitas entre as autoras e professores que atuam em sala de aula ou estão se preparando para isso. O objetivo é oferecer ao professor múltiplas possibilidades de tratar, com as crianças, as curiosidades das ciências no mundo do dia a dia, ampliando atividades de forma criativa, divertida e eficiente. O material é preparado para estimular o desenvolvimento da linguagem, da imaginação e do raciocínio das crianças.

As autoras
Professora da Faculdade de Educação da UFMG, Maria Emília Caixeta de Castro Lima é licenciada em Química e mestre em Educação pela própria Universidade e doutora em Educação pela Unicamp. Na FaE, atua na Licenciatura em Química, na Licenciatura do Campo e no Programa de Pós-graduação. É consultora de diversas redes de ensino nos campos do currículo de química e ciências, avaliação da aprendizagem e formação continuada de professores.

Mairy Barbosa Loureiro do Santos, professora aposentada da UFMG, é graduada em História Natural pela Universidade e mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília. Foi professora da PUC Minas e hoje leciona no Cecimig e no UniBH. Foi membro da Comissão do MEC para elaboração de padrão de qualidade de cursos de Ciências Biológicas e de avaliação de cursos das IES e coordenadora do curso a distancia de Educação Ambiental da Faculdade Senac/MG. Membro da Comissão de Vestibular da UFMG, atua ainda como consultora da Secretaria de Educação de Minas Gerais na elaboração de programas e cursos de formação continuada.

Livro: Ciências da natureza na educação infantil
Autoras: Maria Emília Caixeta de Castro Lima e Mairy Barbosa Loureiro dos Santos
Editora UFMG e Fino Traço
100 páginas / R$ 45