Ensino

Livro trata da evolução e das consequências dos avanços tecnológicos

David Pereira Neves, professor aposentado do ICB e da Medicina, lança 'Destino previsto?'

Nossa espécie foi capaz de desenvolver tecnologias espetaculares, porém a um custo social e ambiental perverso

Divulgação

Destino previsto? é o novo livro do professor de parasitologia David Pereira Neves, que lecionou por 27 anos (1966-1993) na Faculdade de Medicina e no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Com produção diversificada, que inclui textos científicos, infantis e romances, ele descreve, em seu 18º livro, de forma crítica e analítica, a história da espécie humana com base em uma visão evolutiva darwiniana.

Segundo o autor, o livro aborda desde o surgimento dos hominídeos e o aparecimento do Homo sapiens até a construção da sociedade na qual vivemos hoje. O texto segue as leis da ecologia e da evolução para analisar diferentes aspectos comportamentais dos seres vivos.

“Ao longo da evolução, a natureza foi capaz de criar uma biodiversidade magnífica e maravilhosa, e a nossa espécie desenvolveu várias tecnologias espetaculares, que eu denomino no livro de tecnodiversidades”, explica David Neves. 

Esses avanços, porém, não têm apenas um viés positivo. “Vale lembrar que tudo isso teve um custo social e ambiental perverso e aprisionador”, contrapõe o professor, referindo-se à dependência da sociedade em relação às novidades tecnológicas, às suas consequências negativas e à necessidade de preservação dos recursos naturais do planeta.

Baseado na teoria evolutiva de Darwin, o professor avaliou pressões evolutivas que levaram às adaptações. “Acredito que essas pressões podem estar gerando uma nova subespécie humana”, informa Pereira Neves. O autor acredita que essas pressões têm também o potencial de conduzir à solidariedade, ao respeito e à responsabilidade, "gerando um destino novo para a humanidade".

Destino previsto? está à venda no site da Editora Coopmed ou nas livrarias Coopmed e Leitura.