Notícias Externas

Lógica do ônibus cheio precisa ser revertida, afirma professor

No episódio 12 da série 'Vote com ciência', professor da Escola de Arquitetura da UFMG analisa desafios para o próximo prefeito na área de mobilidade urbana

Regulamentação das tarifas de ônibus é um dos pontos que precisam ser discutidos pelo novo prefeito de BH Karoline Barreto I CMBH

A pandemia do coronavírus escancarou a desigualdade social expressa pelo transporte coletivo. Essa é a avaliação do professor Daniel Medeiros de Freitas, do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG. No episódio 12 da série Vote com ciência, ele falou sobre os desafios para o próximo prefeito de BH na área de mobilidade urbana.

O professor lembra que a mobilidade afeta a população cotidianamente com impactos inclusive para a saúde, como acidentes de trânsito e estresse. Diante disso, ele defende medidas como a integração com o transporte metropolitano e o investimento em ciclovias. Daniel Medeiros também alerta para o risco de “promessas de privatização sem fundamento”.

Ouça o episódio 12 da série "Vote com ciência" sobre o tema mobilidade urbana

Na série Vote com ciência, a cada dia, um pesquisador da UFMG aborda, em cinco pontos, questões importantes para a cidade em áreas como saúde, educação, ciência e tecnologia, direitos humanos e segurança pública. Eles fazem análises sobre os principais problemas de Belo Horizonte na área, citam políticas que precisam ser implementadas e dão dicas para o eleitor não cair em ciladas.

A série Vote com ciência vai ao ar de segunda a sexta, por volta das 11h20, no  programa Conexões. Amanhã (06/11) o programa será sobre emprego com o professor do Departamento de Sociologia da UFMG Jorge Neves.
Ouça aqui todos os programas já veiculados. A Rádio UFMG Educativa pode ser sintonizada na frequência 104,5 FM ou pela internet.