Arte e Cultura

Bate-papo com Luiz Ruffato abre série Encontro Marcado

Evento será nesta quinta, na sede do Acervo de Escritores Mineiros, na Biblioteca Central

Autor abre a série de encontros no Acervo de Escritores Mineiros
Ruffato foi premiado pela APCA e pela Fundação Biblioteca Nacional Facebook Luiz Ruffato

O escritor Luiz Ruffato inaugura nesta quinta-feira, 28, a partir das 18h, a primeira edição do projeto Encontro Marcado, que reunirá escritores para bate-papos sobre literatura e o ofício da escrita. O evento, gratuito e aberto à comunidade, será realizado nas instalações do Acervo de Escritores Mineiros (AEM), localizadas no terceiro andar da Biblioteca Central, campus Pampulha. A programação das próximas edições já está definida.

O AEM, que está comemorando 30 anos de existência, receberá, na última quinta-feira do mês, um escritor para dialogar sobre literatura com o público participante. A série tem esse nome em alusão à obra de Fernando Sabino, cujo ambiente de trabalho foi recriado no Acervo.

O projeto é resultado de parceria com o Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras, com a Rede de Museus, com a Pró-reitoria de Extensão e o Sistema de Bibliotecas da UFMG.

Como a atividade integra as ações do Sistema de Bibliotecas em Movimento, o participante poderá solicitar um adesivo para ser colado no cartão-postal da biblioteca, que será entregue durante evento. Após juntar 10 adesivos, o participante poderá retirar um brinde na diretoria da Biblioteca Universitária.

O convidado
Luiz Ruffato, natural de Cataguases, cidade em que se passam várias de suas histórias, é autor de romances, poesias, crônicas, ensaios e livros infantis. Com a obra Eles eram muitos cavalos, seu primeiro romance, o escritor recebeu, em 2011, o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor romance e o Prêmio Machado de Assis de Narrativa, da Fundação Biblioteca Nacional.

O Acervo
O Acervo de Escritores Mineiros é um ambiente permanente de exposição, que recria o espaço de trabalho de autores brasileiros. O ambiente reúne exemplares raros e autografados de obras do modernismo brasileiro, manuscritos de textos publicados e inéditos, periódicos, fotografias, obras de arte, cartas, mobiliário e objetos pessoais, que foram doados à UFMG pelos próprios escritores ou por seus familiares e herdeiros.

Com Assessoria de Comunicação da Biblioteca Universitária