Extensão

Maior encontro da extensão universitária brasileira discutirá redes e direitos humanos

Congresso organizado pela UFMG e Unifal-MG deverá reunir mais 10 mil pessoas na próxima semana

Atividade extensionista de educação ambiental na Estação Ecológica da UFMG
Atividade extensionista de educação ambiental na Estação Ecológica da UFMG Comunicação | Proex UFMG

Com o tema Redes para promover e defender os direitos humanos, a UFMG e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) promovem, a partir de segunda-feira, dia 8 de março, o 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). São esperados mais de 10 mil congressistas de todo o país, que vão acompanhar as atividades da programação virtual até quinta-feira, 11 de março. As inscrições de ouvintes ainda estão abertas e poderão ser feitas até o último dia.

As redes de conversa, uma das principais atividades, mobilizam extensionistas de instituições de ensino de todo o país. Serão apresentados mais de 3,5 mil trabalhos na quarta e na quinta-feira, dias 10 e 11 de março, a partir das 9h. As exposições de trabalhos serão feitas pela plataforma Google Meet em 706 salas de webconferência, cujos links de acesso serão disponibilizados apenas a autores e inscritos no evento.

Virtual e gratuito
A programação do congresso será gratuita e aberta ao público, que poderá acompanhar os eventos pelas plataformas virtuais. A abertura será na segunda, dia 8, às 19h, com transmissão no canal Extensão UFMG na plataforma YouTube. O evento terá a participação de representantes das universidades organizadoras e do Fórum de Pró-reitores de Extensão de Instituições Públicas Brasileiras de Educação Superior (Forproex). Também haverá conferência de Ailton Krenak e apresentação musical de Titane e Maurício Tizumba.

De terça, 9, a quinta-feira, 11, a partir das 9h, a programação segue com 20 mesas-redondas. Esses eventos, em horários distintos, vão debater temas relacionados às diretrizes da extensão universitária, direitos humanos, pandemia de covid-19, divulgação científica, cultura, meio ambiente, mineração, tecnologias sociais, formação de professores, entre outros.

As lives das mesas reunirão professores, pesquisadores e dirigentes das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e representantes dos movimentos sociais e das políticas públicas.

Espaço Paulo Freire, atividade concebida em parceria com o movimento estudantil das universidades, abrigará debates na terça e na quarta-feira, dias 9 e 10 de março, às 19h. Lideranças vão discutir a atuação estudantil em defesa da extensão universitária e da educação no país.

Além disso, o 9° CBEU terá espaço dedicado a exposição de produtos extensionistas: no site do evento, serão mostrados vídeos produzidos pelos participantes das atividades de extensão.

Cultura
Uma das marcas da 9° edição do CBEU é a constituição de ações em rede. Por isso, o congresso também apresenta, entre as suas grandes novidades, programação associada ao 15° Festival de Verão UFMG. Durante os quatro dias, serão oferecidas 11 atrações de arte e cultura. Além do duo Titane e Tizumba, programado para o primeiro dia, a agenda cultural terá a Mostra de Coros Universitários, com a atriz Teuda Bara, com o Grupo Sarandeiros e com o Madrigal Renascentista Unifal. Assista a um resumo da programação neste vídeo da TV UFMG:

No último dia (quinta-feira, 11), às 19h, o 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária apresentará a conferência Direitos humanos: atuação das universidades na perspectiva do compromisso social por meio das políticas públicas e respeito à nossa casa comum, que será ministrada pelo teólogo, filósofo e escritor Leonardo Boff.     

Os links de acesso aos eventos e todas as informações sobre as atividades estão disponíveis no site oficial do 9° CBEU.  

O evento
O Congresso Brasileiro de Extensão Universitária é realizado a cada dois anos em universidades públicas do país. A primeira edição ocorreu em 2002, em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O último encontro foi em 2018, em Natal, no Rio Grande do Norte.

A 9ª edição é organizada pela UFMG e pela Unifal-MG, em parceria com uma rede de instituições de ensino superior da região Sudeste do país.

Esta edição estava marcada inicialmente para o período de 15 a 17 de julho do ano passado, no campus Pampulha. Em razão da pandemia de covid-19, foi adiada para 8 a 11 de março, em formato virtual.

Com Assessoria de Comunicação da Proex